Estão abertas as inscrições ao curso “Uso Escolar do Sensoriamento Remoto para Estudo do Meio Ambiente”, que será realizado de 16 a 20 de julho no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).

A capacitação de educadores no uso de ferramentas como imagens de satélites e sistemas de informações geográficas é uma tradição do Inpe, que todos os anos, no período das férias de julho, recebe professores do ensino fundamental e médio de todas as regiões brasileiras. Em 2012, o curso será realizado de 16 a 20 de julho.

Uso Escolar do Sensoriamento Remoto_Inpe
Edição 2011 do curso. Imagem: Inpe

O sensoriamento remoto é hoje considerado ferramenta imprescindível na prevenção ao desmatamento e no apoio à previsão de safras agrícolas, entre outras aplicações, e pode auxiliar o ensino de disciplinas como geografia, ciências, física, química e história. O uso de novas tecnologias torna as aulas mais criativas e contribui para despertar o maior interesse dos alunos.

O curso é composto de aulas teóricas e práticas, atividades de campo e visita às instalações do Inpe. A programação inclui os tipos de sensores e satélites, como se formam as imagens, escala cartográfica e outros fundamentos. São apresentados exemplos do uso escolar das imagens de satélites, bem como as aplicações da tecnologia espacial na agricultura, no estudo do espaço urbano, da vegetação e de bacias hidrográficas.

As inscrições devem ser feitas através do site do curso.