Mobilidade UrbanaA presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (24/4), ao anunciar investimento de 22 bilhões de reais do governo federal em mobilidade urbana nas grandes cidades, que o Brasil tem que investir em transporte de massa de qualidade para beneficiar a população, especialmente a de baixa renda, principal usuária do transporte coletivo.

O total de investimentos para a construção de vias e estações de metrô e de veículos leves sobre trilhos (VLTs), com as contrapartidas de estados e municípios, chegará a 32 bilhões. A presidente ressaltou o investimento conjunto e disse que governo federal e estados e municípios atuam em parceria de forma republicana.

“Uma das grandes contribuições do PAC Mobilidade foi que nós reaprendemos a atuar em parceria de forma republicana (…) nos relacionando como líderes que foram escolhidos pelo povo brasileiro para resolver os grandes problemas do país”, afirmou.

O PAC Mobilidade Grandes Cidades destina recursos para a implantação de sistema de transporte coletivo nas grandes cidades brasileiras. O programa prevê a qualificação da infraestrutura urbana para garantir a acessibilidade, qualidade e conforto aos usuários do transporte público.

O governo federal já anunciou recursos para obras de mobilidade urbana em Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro. Outras 16 cidades e regiões metropolitanas também foram incluídas na lista, com projetos de metrô, VLT e corredores de ônibus.

Segundo a presidente, o programa não vai beneficiar apenas os municípios que receberão as obras, mas todo o Brasil, pois haverá demanda para vários tipos de indústria, como a de cimento e trilhos, gerando mais produção e empregos.