A Santiago & Cintra , fornecedora de produtos e serviços nas áreas de geotecnologias para topografia, agricultura e engenharias, acaba de fechar parceria com a suíça senseFly. Fundada em 2009, a empresa desenvolve sensores aéreos e soluções relacionadas de software e hardware. Com esta nova parceria, a S&C passa a oferecer ao mercado brasileiro um novo equipamento, o Swinglet CAM, um veículo áereo não tripulado (VANT) que captura imagens aéreas georreferenciadas.

Graças à Inteligência Artificial incorporada em seu piloto automático, o VANT Swinglet CAM inicia o voo, realiza a missão e pousa automaticamente. Com a ajuda do e-mo-tion, software de programação e monitoramento, é possível definir todo o plano de voo de forma rápida e fácil. Em seguida, o equipamento captura imagens durante o percurso, permitindo uma cobertura e sobreposição ideal para a área designada. Com a câmera onboard de 12MP é possível obter imagens em alta resolução. O piloto automático estabiliza o equipamento no instante da tomada de cada foto para se ter máxima nitidez.

Uma vez que o Swinglet CAM pousa, pode-se baixar as imagens da câmera e processá-las usando ferramentas padrões de fotogrametria, ou ainda, deixar a utilizar o serviço PostFlight, que automaticamente processa as imagens enviadas aos servidores online, gerando como produtos orto-mosaicos e Modelos Digitais do Terreno (MDT).

No controle da posição, altitude e comportamento do VANT, pode-se facilmente operar o e-mo-tion com poucos cliques no mouse. Com o plano de voo e as ferramentas de edição, é possível pré-programar seu caminho ou alterá-lo. Com a parceria, a Santiago & Cintra passa a ser representante autorizada do produto para o Brasil.

VANT Swinglet CAM
VANT Swinglet CAM

Com informações de Laiz Santos – S&C