A Comissão Europeia anunciou a data de lançamento dos próximos dois satélites do sistema de navegação Galileo. Eles serão enviado em órbita a partir da Guiana Francesa, por um foguete lançador Soyuz, no dia 28 de setembro, juntando-se aos dois satélites da fase de validação do sistema, que já estão em órbita desde outubro de 2011.

Los cuatro satélites Galileo IOV
Satélite Galileo IOV em órbita

Quatro satélites de navegação são o mínimo necessário para a navegação por satélite, para medir a latitude, longitude e altitude durante a verificação de precisão do sistema. Esses quatro satélites também serão usados para medir a precisão do segmentro terrestre do sistema. Além disso, a indústria europeia poderá testar os seus próprios protótipos Galileo de receptores e serviços na prática.

O Galileo é uma iniciativa da Comissão Europeia e da Agência Espacial Europeia (ESA) para fornecer um sistema independente de navegação por satélites ao continente. O sistema completo será composto de 30 satélites em órbita, supervisionados por centros de controle localizados na Europa e por uma rede global de estações de sensores.

Mudança de local

Na última semana, políticos da República Checa aprovaram a transferência da agência encarregada pelo sistema de posicionamento Galileo, de Bruxelas para a cidade de Praga. A mudança vai ocorrer durante o mês de agosto.