Novo Visualizador da INDEFoi lançado no dia 4 de junho, no auditório do Ministério do Planejamento, em Brasília, o novo visualizador da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde). O lançamento contou com a presença da Secretária Executiva do Ministério do Planejamento (SE/MP), Eva Chiavon, da Secretária de Planejamento e Investimentos do MP, Esther Bemerguy e da Presidenta do IBGE, Wasmália Bivar.

O novo visualizador conta com importantes recursos para acesso a informações geoespaciais do Plano Plurianual (PPA), do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC)  e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além de informações do Censo 2010. As informações são produzidas respectivamente pelos Ministérios do Planejamento, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pelo IBGE. Com a disponibilidade dessas novas informações, ampliam-se os benefícios e as possibilidades da Inde, em aplicações e decisões voltadas ao planejamento de políticas públicas.

Segundo Eva Chiavon,  há uma perspectiva de que, a partir dessas novas informações acessíveis na Inde, o governo aprimore o planejamento e o monitoramento de ações. “A intenção é tornarmos mais efetivas as tomadas de decisões das políticas territoriais. Com esta ferramenta, vamos avançar na elaboração do Orçamento Federal. Com informações mais precisas, mais concretas, é possível tomar decisões mais consistentes, com mais qualidade”, disse a secretária

Desde o lançamento da Inde em 2010, o i3Geo era o principal visualizador da Inde,  a partir de agora os usuários da Inde terão mais uma ferramenta para acesso aos dados. As informações existentes nos visualizadores e no catálogo de metadados estão em processo de compatibilização, atendendo tanto as informações dos atores da Inde que já aderiram como aqueles que ainda virão.

Para acessar o novo visualizador os usuários podem entrar no Portal da Inde ou acessar diretamente o novo visualizador.

Fonte: INDE