Estão abertas até o dia 16 de julho as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia Engenheiro Seabra Moggi. O objetivo é reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica para o desenvolvimento tecnológico da companhia petrolífera brasileira e da indústria nacional de petróleo.

Prêmio Petrobras de TecnologiaEstudantes de graduação, mestrado ou doutorado de qualquer instituição de ensino superior brasileira podem inscrever seus trabalhos em um dos nove temas tecnológicos ligados à indústria de petróleo, gás, energia e preservação ambiental.

Os temas do prêmio são: tecnologia de energia e eficiência energética, tecnologia de exploração, tecnologia de gás, tecnologia de logística e transporte de petróleo, gás e derivados, tecnologia de perfuração e de produção, tecnologia de preservação ambiental, tecnologia de bioprodutos, tecnologia de refino e petroquímica e tecnologia de segurança de processos.

Os autores dos trabalhos vencedores receberão 20 mil reais na categoria doutorado, 15 mil na categoria mestrado e 10 mil na categoria graduação, além de uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para elaboração de tese de mestrado, doutorado ou pós-doutorado em instituições de ensino superior nacionais, de acordo com sua formação acadêmica. Os professores orientadores dos trabalhos premiados de todos os temas e categorias receberão o mesmo valor conferido aos estudantes.

As inscrições podem ser realizadas no site do concurso, onde também é possível acessar o regulamento, conhecer os desafios tecnológicos ligados a cada tema do prêmio e os trabalhos vencedores de cada categoria das edições anteriores do prêmio.

A relação dos vencedores será divulgada em outubro e a cerimônia de entrega da premiação será realizada em novembro. Em suas cinco primeiras edições, cerca de 2 mil trabalhos foram inscritos e 122 foram premiados.

Fonte: Agência FAPESP