I Seminário de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança PúblicaCerca de 400 policiais, oficiais militares, representantes de governos e especialistas em segurança de vários países irão participar, em Florianópolis (SC), do I Seminário de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública, que ocorre entre os dias 27 e 29 de junho no Centro de Eventos da FIESC.

O seminário é organizado pela Polícia Militar de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Entre os patrocinadores do encontro, a Dígitro Tecnologia, fornecedora de soluções de Inteligência, TI e Telecom, participará apresentando suas soluções na área de segurança pública.

A Dígitro estará com um estande próprio e realizará workshops durante o evento. Também será possível aos presentes interagir com os especialistas da empresa para conhecer o Portfólio de Produtos. Entre os destaques estão soluções integradas de segurança, que podem ser aplicadas em grandes eventos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, alguns do quais já foram empregados nos Jogos Panamericanos de 2007.

Entre os temas em discussão no seminário estão o papel da inovação em atividades de defesa e segurança e as novas metodologias de combate ao crime organizado, juntamente com um estudo de caso sobre o avanço da segurança na Colômbia. As palestras serão concedidas por Oficiais de Polícia do Brasil e da Colômbia e contarão com apresentações de acadêmicos da UFSC e da Universidade de Lisboa.

Soluções geoespaciais para inteligência e defesa

Este foi um tema de destaque durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, evento que aconteceu em São Paulo (SP), entre 29 e 31 de maio. No segundo dia do evento, especialistas e usuários se reuniram no Fórum Soluções Geoespaciais para Inteligência e Defesa, para apresentar e debater as soluções geoespaciais utilizadas para segurança das fronteiras, combate ao tráfico, evasão de divisas e contrabando, monitoramento e alerta de desastres naturais, além dos planos de contingência no caso de acidentes.

Com mediação do pesquisador José Augusto Sapienza Ramos, o Fórum contou com várias palestras, colocando o tema em discussão. Destaque para a palestra do Oficial do Exército Omar Antonio Lunardi, que mostrou tecnologias e processos que estão sendo utilizados no monitoramento de fronteiras. Confira esse e outros destaques, assim como os materiais disponíveis, no site do MundoGEO#Connect 2012. Para ver as fotos do evento, acesso o Flickr do MundoGEO.