Com mais de 3.350 profissionais de 27 países, encontro aconteceu de 29 a 31 de maio em São Paulo e alcançou 95% de aprovação dos participantes

Connect
O mercado de geomática e soluções geoespaciais contou, pelo segundo ano consecutivo, com o evento mais completo da América Latina: o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, realizado de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Com 3.350 participantes de 27 países, 30 atividades, uma feira com 45 empresas que representam 75 marcas mundiais, além de uma premiação dos melhores do setor, o encontro firma-se como o maior e mais importante do setor no continente e entra no calendário global dos principais eventos de geo.

Um evento multifinalitário

Com sete seminários, quatro fóruns, oito cursos, um encontro de usuários, 10 workshops e da premiação com 25 categorias, o evento teve uma programação variada, que abrangia uma vasta gama de áreas, como infraestrutura, meio ambiente, geomarketing, entre outras.

Os números deste ano indicam crescimento de 25% do total de participantes em relação à edição anterior. Além disso, houve um incremento significativo de participantes internacionais, já que 27 nações estavam representadas no evento, com destaque para os países latino-americanos, como Argentina, Venezuela, Chile, Colômbia, Paraguai, Panamá, Costa Rica, Peru, Uruguai e Equador. Países da Ásia, África, Europa e América do Norte, com destaque para os Estados Unidos, também enviaram representantes das empresas globais do setor geoespacial. Dos participantes do Brasil, a região Sudeste foi a que teve maior número de representantes no evento (51%), seguida da região Sul (19%), Centro-oeste (15%), Nordeste (10%) e Norte (5%).

O evento é o maior do setor na América Latina, pois reúne em um único local todas os áreas nas quais a geoinformação pode atuar, nos ambientes privado e público. Além disso, proporciona um espaço para troca de experiências e geração de negócios. Isso chamou a atenção dos visitantes, principalmente internacionais, como José Pantaleón Frutos Britos, engenheiro agronômo do Banco Nacional de Fomento do Paraguai. “Viemos em uma delegação de seis pessoas. Todos temos relação com a topografia e com a configuração de terreno. Estamos aqui com o objetivo de ficarmos mais próximos dos avanços tecnológicos, para levar estas informações ao nosso país”.

Ainda, Cesar Rogério Cabral, coordenador do Curso Técnico de Agrimensura do Instituto Federal de Santa Catarina, ficou impressionado com a diversidade e infraestrutura do MundoGEO#Connect. “O evento conseguiu reunir toda a diversidade de empresas, que são concorrentes entre si, e a organização foi bem feita, pois não houve problema no credenciamento, no acesso aos estandes; e ainda na localização do evento, o que facilita o deslocamento dos profissionais”.

Para Emerson Granemann, diretor e publisher do MundoGEO e idealizador do MundoGEO#Connect LatinAmerica, o planejamento gerou bons resultados. “Um grande desafio, sempre presente num evento abrangente, multifinalitário e ligado a um setor tecnológico em constante transformação como este, é atender as demandas de profissionais de diferentes formações, posições e que atuam nas diversas fases dos processos de coleta, processamento e análise de dados geoespaciais em suas várias utilizações”. Já o Capitão Gabriel Dresch, da 1ª Divisão de Levantamento da Diretoria de Serviço Geográfico, manifestou sua satisfação com a qualidade e a organização do evento: “Foi impecável”.

Perfil do Público

Perfil do Público

Fóruns

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012 teve 110 palestrantes nacionais e internacionais, que fizeram apresentações traduzidas simultaneamente para os idiomas espanhol e português. Foram quatro fóruns, durante os três dias do evento: Soluções Geoespaciais para Governo, Soluções Geoespaciais para Inteligência e Defesa, Padrões OGC e Geotendências. No dia 29, o Fórum Internacional de Geotendências teve a presença de executivos e especialistas internacionais, como Geoff Zeiss, da Autodesk; Clinton Libbey, do Google; Luis Bermudez, do Consórcio Geoespacial Aberto (OGC); e Brad Skelton, da Intergraph.

Durante o fórum, os palestrantes discutiram sobre o futuro do GIS, e um dos destaques esteve no impacto que as mudanças globais, principalmente as econômicas, políticas e sociais, terão sobre os trabalhos no setor geoespacial. A interoperalibilidade foi um dos termos mais usados, sinalizando a importância do compartilhamento de dados por meio de padrões. “O evento é muito importante para o OGC, pois está ligado a tudo que nos cerca, na América Latina, e a feira é importante pois reúne os provedores de tecnologias e integração. Estes padrões são os que irão promover a interoperabilidade, por exemplo, entre todas as soluções que podem estar nos projetos de governos, como em infraestrutura e agricultura”, conta Luis Bermudez.

Segundo Eduardo de Rezende Francisco, Especialista em Inteligência de Mercado da AES Eletropaulo e mediador do debate, foi uma oportunidade de ouvir importantes executivos dos principais players de geo-
tecnologias do mercado. “Luis Bermudez abriu com chave de ouro a sessão, apresentando a importância da padronização na evolução do uso e integração das geotecnologias nos processos; Brad Skelton versou sobre a crescente disponibilidade de dados espaciais, ressaltando principalmente as imagens e seu potencial de evolução; Clinton Libbey mostrou como a Google está se envolvendo com as geotecnologias; e Geoff Zeiss destacou como a dimensão espacial se integra com a dimensão temporal e as questões ligadas a processos, como custos, indicadores de desempenho, etc.”.

Assim como as ferramentas usadas nos trabalhos do setor geoespacial, as iniciativas e desafios de implantação de projetos da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) também foram destaque no fórum. Para Luiz Paulo Souto Fortes, presidente do Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas (CP-Idea), o que se observa em todos os países, com relação às IDEs, é a preocupação e a necessidade de se implantar as infraestruturas. “Depende do estágio de desenvolvimento de cada país, mas um aspecto fundamental para o sucesso deste empreendimento é a cooperação e a colaboração institucional, nacional, estadual ou municipal, ou até continental”.

Na área de GNSS, estiveram presentes Ben Mallen, da Trimble; Peter Grognard, da Septentrio; Michael Rutschmann, da Leica Geosystems; e Raymond Kerwin, da Topcon; que falaram sobre o que vai melhorar para os usuários dos sistemas GPS, Glonass, Compass e Galileo em relação à qualidade de dados e produtividade nos levantamentos. Completaram o time de executivos internacionais os especialistas em sensoriamento remoto Aaron Crane, da DigitalGlobe; Mack Koepke, da GeoEye; Marcello Maranesi, da Telespazio; e Mauricio Braga Meira, da RapidEye; moderados por Gilberto Câmara, ex-diretor do Inpe, que debateram os desafios de manter os sensores atualizados diante de usuários cada vez mais exigentes quanto a preços, prazos e qualidade de dados.

Cursos

O MundoGEO#Connect teve oito cursos, que abordaram temáticas atuais e de interesse da comunidade. Através de parcerias com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército (DSG), o MundoGEO#Connect LatinAmerica, reconhecendo a importância da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde) para a disseminação e padronização de informações geoespaciais no país, realizou quatro cursos voltados para o tema, que abordaram aspectos conceituais e introdutórios, geoserviços, padrões e metadados. Segundo o instrutor do curso Padrões dos Dados Geoespaciais da Inde, Coronel Omar Antonio Lunardi, o usuário, agora, percebeu que não basta somente obter dados geoespaciais, pois estes devem ter qualidade e seguir padrões. “Sem qualidade, o usuário não consegue produzir o que deseja, estando disposto, inclusive, a pagar por isto. Assim, as empresas se obrigam a produzir informações de qualidade”, afirma. Para João Bosco Azevedo, Diretor Adjunto da Coordenação de Cartografia do IBGE, uma das contribuições do evento é estar em contato com as principais tecnologias disponíveis no mercado. “Este ambiente é muito importante para pensarmos na questão operacional, mas usando tecnologias mais modernas e eficazes na produção destes dados”.

O primeiro dia do evento contou com quatro cursos, que tiveram grande procura, devido principalmente à atualidade e relevância de seus temas, cada um com seis horas de duração. Foram eles: GIS para Gestão Municipal, Introdução ao Sensoriamento Remoto, Geomarketing e Georreferenciamento de Imóveis Rurais, os dois últimos ocupando 100% da capacidade dos auditórios. Para Roberto Tadeu Teixeira, instrutor do curso de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, há uma grande falta de conhecimento de legislação (normas, pareceres, leis, decretos) sobre o tema, daí a importância da realização de cursos como este, que sempre têm grande procura pela comunidade.

Seminários

Sete seminários foram realizados no MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, seguindo o formato que previa uma palestra inicial para “nivelar” o assunto entre os participantes, seguida de debates entre especialistas no tema, com ampla participação via perguntas, do mediador, dos presentes e dos conectados via webinar ou redes sociais.

Dentre os temas, destaca-se o Seminário Vants & Aerofotos, que teve a sala lotada na sessão que falava especificamente sobre os veículos não tripulados (ver box). Já a qualidade de dados espaciais foi tema de um seminário específico, no qual representantes de empresas e órgãos públicos fizeram uma análise completa sobre a importância da normatização, padronização, modelagem e integração de dados geoespaciais. Ainda, as imagens de satélite foram abordadas em um seminário, no qual especialistas falaram sobre as questões que envolvem sensores orbitais, seus produtos e aplicações.

O setor de geomática foi representado nos seminários sobre GNSS & Automação Topográfica e Cadastro de Imóveis Rurais, nos quais foram apresentadas, respectivamente, as tecnologias para locação, implantação e monitoramento de obras; e as novidades no setor de georreferenciamento de imóveis rurais.

No Seminário GIS & GeoWeb foi debatido o que o futuro reserva para os Sistemas de Informação Geo-
gráfica (GIS), sobre os aspectos do GIS desktop, 3D, móvel e na nuvem, e como esta tecnologia vai impactar o dia-a-dia dos profissionais e das empresas. Também foi realizada a terceira edição do Seminário Google Earth e Maps para Empresas, no qual especialistas e usuários apresentaram soluções Google para empresas.

workshops

Ao longo do MundoGEO#Connect LatinAmerica, 11 eventos paralelos foram promovidos por empresas e instituições, que demonstraram novidades e projetos em desenvolvimento no setor geoespacial. Estes eventos, gratuitos e abertos ao público, foram uma oportunidade para toda a comunidade conhecer o estado da arte de projetos e produtos do setor. No primeiro dia, dois workshops foram realizados. Durante a manhã, o OpenStreetMap foi apresentando ao público, tratando de aspectos relacionados à edição e colaboração deste projeto, que pretende construir um mapa livre de todo o mundo. No período da tarde, a Vale reuniu diversas empresas e provedoras de serviços para falar sobre o uso de imagens de satélites dentro da mineradora.

Durante o segundo dia, vários workshops fizeram parte da programação do evento, dentre eles o 2º Encontro de Usuários do FME no Brasil, promovido pela Inovação, representante da Safe Software no Brasil e distribuidora da ferramenta FME, para conversão de dados; o workshop Trimble eCognition, promovido pela Threetek, apresentando novidades e aplicações da plataforma de classificação de imagens orientada a objetos; e o workshop do Instituto Geodireito, com o tema “Políticas públicas para as geotecnologias”.

Neste dia, três workshops se destacaram pela grande presença de público e apresentação de novidades ao mercado. Na parte da manhã, o evento realizado pela Santiago & Cintra Consultoria demonstrou como diferentes segmentos vêm utilizando imagens Rapid-
Eye e soluções Erdas em seus projetos. “Neste ano, demos sequência ao que foi apresentado em 2011. Desde 2009 estamos investindo para ter a cobertura completa do Brasil. Agora estamos apresentando soluções interessantes que surgem a partir do processamento automatizado de aplicações específicas como, por exemplo, informações atualizadas para as áreas ambiental, agrícola, florestal e também governos, seguindo padrões de interoperabilidade internacionais”, afirmou Iara Musse Felix, diretora da empresa.

O período da tarde foi marcado pelo workshop Google, que trouxe desenvolvedores internacionais para demonstrar como as ferramentas da companhia podem ser utilizadas para a elaboração de aplicativos. Já a Nokia promoveu um workshop que apresentou várias inovações em soluções de trânsito, através da Nokia Location & Commerce, nova divisão da companhia. Executivos demonstraram como o trânsito em tempo real e os padrões de tráfego podem otimizar o desempenho de empresas. “A Nokia Location & Commerce foi anunciada no início deste ano, cujo objetivo é seguir provendo aos clientes corporativos os conteúdos originalmente construídos pela Navteq ao longo dos seus 26 anos de história”, contou Helder Azevedo, diretor geral de vendas da Nokia Location & Commerce na América Latina.

O último dia do MundoGEO#Connect LatinAmerica disponibilizou ao público mais três opções de eventos gratuitos. O workshop Geotecnologias do Inpe fez um panorama geral dos principais produtos em geoinformática desenvolvidos na Divisão de Processamento de Imagens e na Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto. O evento foi transmitido através da ferramenta de webinars MundoGEO, com mais de 100 participantes presencias e 238 online.

Ainda neste dia, a Petrobras realizou um evento com o objetivo de promover contato com atuais e eventuais fornecedores, de modo a demonstrar necessidades e soluções do mercado para os empreendimentos da petrolífera nas áreas de geodésia e geoprocessamento. Foi uma oportunidade para que empresas se orientassem com relação ao cadastro de fornecedores da Petrobras, se qualificando para concorrer aos processos licitatórios da companhia. Segundo Guilherme Pereira Schwarz, Engenheiro de Geodésia, o evento foi um sucesso. “Tivemos boa presença de público e a oportunidade de efetuar contatos interessantes”, afirma. No período da tarde, a Prefeitura Municipal de São Paulo apresentou o estágio atual de seus projetos que utilizam geotecnologias, com destaque para o uso de tecnologias móveis para mapeamento da arborização da cidade e o projeto GeoConvias de mapeamento do subsolo urbano.

Prêmio

No final do dia 29 de maio aconteceu a entrega do Prêmio MundoGEO#Connect 2012, que teve o patrocínio da Garmin, fabricante global de navegadores GPS. ”Foi uma excelente exposição da marca, pois os organizadores garantiram um ótimo posicionamento em todas as oportunidades. A Garmin montou sua própria operação no Brasil há cerca de um ano e a divulgação da nossa marca no MundoGEO#Connect, através do patrocínio do prêmio, foi essencial para manter a exposição na mente dos consumidores”, comenta Eduardo Cortez, gerente geral da empresa no Brasil.

Outro destaque da cerimônia foi a presença do ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara. O pesquisador representou o Instituto, que ganhou os prêmios de Melhor Instituição de Ensino e Pesquisa e Marca mais Lembrada de SIG Livre, com o software Spring.

João Francisco Galera Monico, que ganhou o prêmio de Personalidade do Ano no Setor de Geotecnologia, falou sobre o reconhecimento. “É uma emoção muito grande, pois o trabalho é reconhecido pela comunidade. Esse prêmio não é só meu, é do grupo que nós trabalhamos na Unesp, em especial o grupo de Geodésia Espacial. Gostaria de parabenizar aos organizadores, pois o prêmio era algo que não tínhamos até então. Além disso, vem da forma mais democrática possível, e vai além do Brasil”, comenta.Prêmio Connect 2012

Feira

Já na feira do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, foram 45 estandes, com mais de 75 marcas internacionais representadas, entre elas a Trimble, Intergraph Erdas, Google, Autodesk, Leica Geosystems, DigitalGlobe, GeoEye, RapidEye, entre outras. Muitas destas empresas aproveitaram a oportunidade para falar sobre as novidades das companhias para o mercado latino-americano. Ben Mallen, executivo de vendas da Trimble, esteve presente no evento e, ao falar dos planos da empresa para a América Latina, destaca novas soluções para mineração, agricultura e infraestrutura, além de incrementar os produtos que a companhia já possui. “Além disso, há a aquisição da Gatewing, pela Trimble, na área de Vants, e do Google SketchUp, em modelagem 3D. Com isso, podemos atingir uma gama de novos consumidores”, destaca.

Várias empresas nacionais estiveram no evento, trazendo as últimas novidades para o mercado de geotecnologias. Entre os lançamentos de equipamentos mais comentados, para os setores de topografia, geolocalização e processamento de imagens, esteve o Vant swinglet CAM, trazido pela Santiago & Cintra Geo–tecnologias; além do GPS ProMark 800, da Spectra Precision, que é representada pela Furtado & Schmidt no Brasil. Já a Hexagon, uma das maiores companhias do setor de geotecnologias, aproveitou o evento para reunir as empresas que fazem parte do grupo e assim discutir sobre negócios futuros.

Outros produtos lançados na feira foram: a estação total Ruide 820 R5 e o receptor GNSS NavCom SF-3040, com correção via satélite, trazidos pela Alezi Teodolini; o GPS RTK Pentax, que rastreia GPS, Glonass, Galileo e Compass, pela AllComp; um projeto de placa gráfica, com o objetivo de deixar o processamento das imagens de satélite menos pesado, apresentado pela AMS Kepler; o localizador GTU 10, da Garmin; e a câmera de mapeamento A3 Airbone Digital, da Visionmap, trazida pela CPE Tecnologia. Além disso, há a re-estruturação da divisão de mapas da Nokia, que agora passa a ser Nokia Location & Commerce, e o fortalecimento da Geomax, no Brasil, por meio da Embratop.

Novidades sobre o evento de 2013

A edição de 2013 do MundoGEO#Connect Latin-America já tem data e local marcados: 18 a 20 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). O tema do evento será “Novas ideias, grandes soluções” e buscará, junto às empresas, órgãos públicos, usuários e universidades, respostas aos novos desafios relacionados a coleta, processamento, análise e compartilhamento de dados geoespaciais.

Na feira de produtos e serviços, os visitantes poderão saber as últimas novidades em equipamentos e soluções geoespaciais, além de estar em contato direto com algumas das principais empresas do setor. “A planta da feira para 2013 já está quase toda reservada e várias empresas já assinaram contrato, como o Grupo Santiago & Cintra, AMS Kepler, Furtado & Schmidt, Tecnosat e Alezi Teodolini, que representam várias marcas globais como Trimble, Nikon, Erdas/Intergraph, Spectra Precision, Topcon, Ruide, Sokkia, RapidEye, Garmin, entre outras”, comenta Emerson Zanon Granemann.