• A Esri fez, em março, uma doação monetária para a Fundação OpenStreetMap (OSM);

• A Esteio e o Instituto Tecnológico Simepar celebraram um acordo de cooperação técnica para o mercado de mapeamento e com a utilização de Vants;

• A Trimble abriu no Brasil sua 22ª unidade no mundo, e recrutou o executivo Carlos Alberto P. Nogueira para o cargo de Diretor Executivo;

• A Topcon Positioning Systems (TPS) anunciou uma parceria com a Providence GIS Solutions;

• A brasileira Useall desenvolveu soluções para gerenciamento de energia elétrica com o TatukGIS Developer Kernel;

• O Inpe assinou um novo contrato com a companhia DMC International Imaging para aquisição de imagens de satélite para monitoramento da Amazônia;

• O Grupo Hexagon anunciou recentemente a aquisição de 25% das ações da Blom;

• A Rússia pretende gastar 694 milhões de dólares com o sistema de navegação por satélites Glonass em 2012;

• As companhias Raytheon e Lockheed Martin obtiveram sucesso na primeira integração entre a próxima geração de controle do sistema GPS e os novos satélites GPS III;

• A Autodesk divulgou um novo programa de parceiros Consulting System Integrator (CSI) para aumentar a rede de negócios globais da companhia;

• A FotoTerra selecionou softwares da SimActive para a geração de ortofotos, mosaicos e edições;

• A SuperGeo Technologies fechou uma parceria de colaboração local com a Motorola Solutions, para comercialização do tablet ET1 com Android.


Mudanças no setor espacial Brasileiro

A Agência Espacial Brasileira (AEB) tem um novo presidente. José Raimundo Braga Coelho foi empossado no dia 23 de maio por Marco Antônio Raupp, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. José Raimundo é bacharel em física pela Universidade de Brasília, possui mestrado em matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e pelo Instituto Courant da Universidade de Nova York, EUA. Em sua primeira declaração, o novo presidente da AEB comentou sobre atividades futuras da Agência, afirmando que é “necessário abrir novas e promissoras perspectivas para o Programa Espacial Brasileiro; acelerar a implementação de nossas ações; lançar em novembro próximo o Cbers-3 e diversificar o programa de satélites sino-brasileiros; e levar adiante nosso programa de lançadores”.

Outra mudança significativa para o setor espacial do País foi a indicação do novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Leonel Perondi foi empossado pelo ministro Marco Antonio Raupp durante solenidade com a participação de José Raimundo Braga Coelho e de Gilberto Câmara, ex-diretor do Inpe, em São José dos Campos (SP), no dia 1º de junho. Leonel foi escolhido pelo ministro a partir da indicação de um comitê de busca formado por personalidades das comunidades científica, tecnológica e empresarial. Ele substitui Gilberto Câmara, que exerceu o cargo de dezembro de 2005 até 14 de maio do presente ano.


Eventos da Esri na América Latina

Eventos da Esri na América LatinaEm 2012, dois eventos irão reunir usuários das ferramentas de informação geográfica da Esri na América Latina. O III Encontro de Usuários de Esri no Brasil (Eu Esri Brasil 2012), promovido pela Imagem, será realizado nos dias 24 e 25 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), com o tema “Conectados ao mundo pela Geografia”. O evento tem como objetivo disseminar as novidades do segmento e mostrar, de forma prática, como a geotecnologia pode ser aplicada em diversas verticais da indústria brasileira. Ao todo, haverá mais de 70 palestras nacionais e internacionais, divididas entre demonstrações técnicas das soluções e encontros temáticos para exposição de casos de sucesso.

Já nos dias 4 e 5 de outubro irá acontecer a XIX Conferência Latinoamericana de Usuários Esri (Lauc 2012), em Buenos Aires, Argentina, realizado pela Aeroterra. Esta é uma oportunidade para que usuários das ferramentas da Esri se reúnam e participem de diversas atividades, conhecendo as últimas novidades em soluções GIS, através de apresentações e consulta direta a especialistas.

+Info
www.euesri.com.br
www.lauc2012.com


Próximos satélites serão lançados em setembro

A Comissão Europeia anunciou a data de lançamento dos próximos dois satélites do sistema de navegação Galileo. Eles serão colocados em órbita a partir da Guiana Francesa, por um foguete lançador Soyuz, no dia 28 de setembro, juntando-se aos dois satélites da fase de validação do sistema, que já estão em órbita desde outubro de 2011.

Quatro satélites são o mínimo necessário para a navegação por satélite, para medir a latitude, longitude e altitude durante a verificação de precisão do sistema. Esses quatro satélites também serão usados para medir a precisão do segmento terrestre do sistema. Além disso, a indústria europeia poderá testar os seus próprios serviços e protótipos de receptores na prática.
Próximos satélites serão lançados em setembro
Satélites em operação

Os dois primeiros satélites Galileo da fase de validação em órbita (IOV, em inglês) do sistema, construídos pela Francesa Astrium, estão funcionando perfeitamente e, no final de abril, foram colocados em sua capacidade total de operações. A Astrium assinou um contrato no valor de 73,5 milhões de euros com a Agência Espacial Europeia, para ser a contratante principal do segmento controle do sistema. A próxima fase do sistema, chamada de Capacitação Operacional (FOC, em inglês) vem sendo construída atualmente, e é financiada pela Comissão Europeia.


China lança dois novos satélites para sistema de navegação Beidou

A China lançou, no final de abril, dois novos satélites para ampliar a precisão de seu sistema de posicionamento global Beidou, ou Compass. Os satélites de número 12 e 13 da série foram lançados da base espacial de Xichang, na província central de Sichuan. Essa foi a primeira vez que o país asiático lançou ao mesmo tempo dois aparelhos com um só foguete propulsor.

O sistema começou a operar em dezembro do ano passado, após mais de dez anos de preparação. Até o final de 2012, a China deve enviar ao espaço outros três satélites, a fim de completar o sistema antes de 2020, com cerca de 35 aparatos em órbita.


Associação GSDI tem novo presidente

Membros da Associação para a Infraestrutura Global de Dados Espaciais (GSDI, na sigla em inglês) escolheram Dave Lovell como novo presidente. Lovell foi eleito durante um encontro do Conselho da Associação, que ocorreu antes da Conferência Mundial GSDI, realizada em maio na cidade de Quebec, no Canadá. Segundo informações da GSDI, Dave Lovell irá levar sua experiência adquirida como chefe da EuroGeographics, quando a transformou em uma associação internacional.

Dave Lovell representa a Europa no Conselho da GSDI desde 2007, e irá continuar seu papel na EuroGeographics.

+Info
www.gsdi.org


Trimble adquire fabricante de VANTs

Trimble adquire fabricante de VANTsA Trimble, fornecedora de soluções para posicionamento, anunciou em abril a aquisição da Gatewing, empresa com sede na Bélgica que fabrica Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) de baixo peso para fotogrametria e mapeamento rápido do terreno. Produtos da Gatewing incluem o Vant X100 e o software Stretchout para processamento e análise de imagens digitais. A Gatewing será integrada ao segmento de Engenharia e Construção da Trimble. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.


Satélite Envisat encerra operações

Poucas semanas depois de celebrar seu décimo ano em órbita, a comunicação com o satélite Envisat foi subitamente perdida no início de abril. Após várias tentativas para restabelecer o contato e para investigar as causas, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) declarou o fim da missão no dia 9 de maio.

O Envisat já havia operado o dobro do tempo de vida planejado inicialmente. Com dez diferentes sensores, o aparelho tem observado e monitorado a superfície terrestre, atmosfera, oceanos e calotas polares, durante toda a sua vida útil, gerando mais de mil terabytes de dados.


OSGeo anuncia abertura de laboratório no Brasil

A Open Source Geospatial Foundation (OSGeo), uma fundação criada para apoiar o desenvolvimento colaborativo de softwares geoespaciais de código aberto e disseminar o seu uso, anuncia a abertura de um laboratório na América do Sul. A OSGeo já conta com laboratórios na Europa, Ásia e África. A primeira iniciativa na América do Sul será estabelecida no Brasil, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR).


gvSIG e i3Geo únem forças

A Associação gvSIG anunciou a integração entre o software livre de origem espanhola com o i3Geo, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil. A união pretende promover crescimento no aspecto técnico, econômico e organizacional, por meio da colaboração entre projetos que apostam no software livre como base fundamental para a independência tecnológica.

A integração do i3Geo com o gvSIG ocorreu de duas maneiras. Em primeiro lugar se desenvolveu um plugin que permite que a mesma organização de dados visualizada no geoportal possa ser vista também em um projeto no gvSIG. De forma recíproca, os projetos do gvSIG podem ser lidos pelo i3Geo, funcionando como uma aplicação desktop para publicá-los na web.

Dentro do acordo, Edmar Moretti, principal desenvolvedor do i3Geo, passa a formar parte da estrutura profissional do gvSIG.

+Info
www.gvsig.com
http://mapas.mma.gov.br/i3geo


OGC

A revista MundoGEO traz as principais novidades em padrões e serviços disponibilizados pelo Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, na sigla em inglês), um consórcio internacional que reúne mais de 450 companhias, agências governamentais e universidades.

Padrão para modelagem 3D de cidades

O OGC aprovou a versão 2.0 do padrão City Geography Markup Language, um modelo com informações XML para representação, armazenamento e troca de modelos virtuais em 3D de cidades e paisagens. O CityGML, além de fornecer conteúdo 3D para visualização por diversas aplicações, permite que usuários possam compartilhar modelos tridimensionais de cidades e paisagens, para a realização de análises sofisticadas e tarefas em várias aplicações, como simulações do ambiente, estimativas de demanda de energia, gerenciamento de ciclo de vida da cidade, instalações de gestão urbana, avaliação imobiliária, gestão de desastres, navegação, robótica, mineração de dados urbanos e serviços baseados em localização.

A nova versão contém mais funcionalidades, como novos módulos temáticos para túneis e pontes, modelagem a partir de dados de edificações 2D, e atributos mais genéricos, facilitando sua implementação.

Padrão para serviços de observação espacial

O OGC aprovou o padrão Sensor Observation Service (SOS) versão 2.0, fornecendo uma API aberta e bem definida para o gerenciamento de dados quantificados e também metadados gerados a partir de diferentes sensores.

Independentemente do tipo de sensor, seja para monitoramento da água ou ainda sensores remotos, observações feitas a partir de dados gerados a partir de sistemas de sensores são responsáveis por produzir a maioria dos dados geoespaciais usados atualmente. O SOS 2.0 contém uma nova estrutura e um novo conceito em relação à distribuição de dados de observação. O padrão é altamente modular e contém várias extensões, além de um perfil para filtragem espacial de observações.