Certificacao Digital Anunciada integração entre os softwares livres gvSIG e i3GeoA Associação gvSIG, responsável pelo projeto de software livre gvSIG, anunciou nesta semana a integração entre o software de origem espanhola com o i3Geo, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil. Com o acordo, há o estabelecimento de colaboração entre as equipes desenvolvedoras, com objetivo de promover o crescimento da oferta tecnológica livre.

Segundo informações divulgadas pela Associação, a união pretende promover crescimento no aspecto técnico, econômico e organizacional por meio da colaboração entre projetos que apostam no software livre como base fundamental para a independência tecnológica e que entendem o software como meio e, não, fim. O i3Geo teve sua origem no contexto da implantação do Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente (SINIMA). Em 2006, sua licença foi alterada para GPL e passou a formar parte do Portal do Software Público Brasileiro.

A sigla i3Geo, que significa “Interface Integrada para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento”, nasceu com o objetivo de criar um software que permitisse a divulgação via web de dados geográficos e ofertasse a possibilidade de análises avançadas ao usuário final. O software foi evoluindo, contando com novas funcionalidades, tais como acessar a tabela de atributos das camadas, carregar dados, conectar-se a serviços OGC, alterar a legenda das camadas, interagir com dados da  Wikipedia, editar vetores, efetuar operações de geoprocessamento, entre outras. Além disso, o i3Geo oferece serviços de acesso direto, como de downloads, WMS, WFS, KML e KMZ, facilitando a implantação de IDEs.

A integração do i3Geo com o gvSIG ocorreu de duas maneiras. Em primeiro lugar se desenvolveu um plugin que permite que a mesma organização de dados visualizada no geoportal possa ser visualizada em um projeto no gvSIG. De forma recíproca, os projetos do gvSIG podem ser lidos pelo i3Geo, funcionando como uma aplicação desktop para publicá-los na web.

Dentro do acordo, Edmar Moretti, principal desenvolvedor do i3Geo, passa a formar parte da estrutura profissional do gvSIG.