Atuando com a oferta de soluções específicas para empresas de serviços públicos no Brasil, a SAP alcançou a consolidação no setor de Utilities. Por meio do portfólio de soluções SAP for Utilities, a companhia atende às necessidades de empresas de geração de energia, transmissão e distribuição de energia, água e saneamento e do setor de varejo e serviços públicos.

Smart GridO setor elétrico conta atualmente com cerca de 65 milhões de consumidores no paíse , segundo a SAP, 40 milhões deles são atendidos por soluções da companhia. Hoje a SAP tem presença em 85% do backoffice das empresas de Utilities e a tendência mundial é que 1600 companhias do setor rodem o core SAP em seus sistemas de informação.

Um dos grandes focos de desenvolvimento da SAP quando o assunto são as soluções específicas para empresas elétricas, é o smart grid, ou redes inteligentes. Segundo especialistas da SAP, já foi demonstrado que a aplicação de tecnologias digitais de comunicação e informação pode ajudar as empresas do setor a aumentar sua eficiência energética, a reduzir perdas não técnicas, a reduzir suas emissões de carbono e integrar o uso de fontes renováveis de energia de forma segura.

Segundo um estudo realizado pela empresa, diversos países do mundo estão atualizando e digitalizando suas infraestruturas, mudando os atuais sistemas de energia centralizados para um modelo descentralizado, que permite a integração em larga escala de modelos de geração de energia renovável com pequenas geradoras. Analistas preveem que os investimentos em infraestruturas inteligentes devem somar 200 bilhões de dólares entre 2008 e 2015. Só na Europa, as iniciativas envolvendo geração de energia com baixa emissão de carbono já criaram 1,4 milhão de empregos, número que deve dobrar nos próximos anos em função de metas impostas pela União Europeia.

Outra tendência que a SAP segue e para a qual já desenvolveu soluções também focadas em Utilities é a mobilidade. A solução móvel para equipes de campo, que permite a operação e a atualização em tempo real de dados analíticos das empresas usuárias, dá a esses profissionais a possibilidade de carregar e acessar dados nos sistemas de gestão de onde quer que estejam.

Companhias brasileiras como a AES Eletropaulo, Cemig, CPFL e Light, já utilizam as soluções SAP for Utilities,  para otimização dos processos de gestão financeira com a padronização de processos de vendas, cobrança e coleta,  eliminação de problemas relacionados a faturamento e perdas de receita.