spatial data infrastructureA mais avançada tecnologia para cobrança de pedágio sem cancelas no mundo será apresentada em São Paulo (SP), durante o primeiro Digital Money Tech Trends, que o Informa Group vai promover entre os dias 18 e 19 de setembro. Os organizadores vão trazer da Alemanha Frank Rottinger, da empresa Toll Collect, para participar da conferência, o qual mostrará as novas soluções e tendências tecnológicas para os meios eletrônicos de pagamento.

Na apresentação de Rottinger, serão detalhados o processo de implantação e o funcionamento de um sistema de cobrança de pedágio para caminhões via satélite, presente desde 2005 em quase 13 mil km de estradas na Alemanha. Centenas de milhares de caminhões da Europa utilizam o sistema atualmente.

“Um minicomputador é instalado na cabine do caminhão e esta unidade grava todos os dados necessários para a cobrança do pedágio: todos os caminhos e trechos de rotas sujeitos a cobrança de tarifa na Alemanha são armazenados em formato digital junto com a classe do caminhão, emissões de pedágio e a quantidade de eixos. Tecnologias como GPS permitem identificar a posição do veículo, enquanto a comunicação com a central é feita por um módulo GSM e o monitoramento por DSRC” explica o executivo.

Após o processamento digital, cada empresa de transporte recebe um relatório mensal individual de pedágio. Esta informação é precisa e detalhada com um registro de cada viagem – semelhante a uma conta de telefone. “Embora a tecnologia de fundo seja complexa, o cliente vê apenas uma forma de operação muito simples”, afirma Rottinger, que acrescenta: “operamos atualmente com um desempenho da ordem de 99,9% de precisão”. O executivo da Toll Collect concedeu uma entrevista exclusiva ao Informa Group (@InformaGroupBR), que pode ser lida no site do evento.

Outros destaques da agenda do primeiro Digital Money Tech Trends incluem alguns dos maiores desenvolvedores do mercado, como Joshua Rubin, engenheiro sênior da Zvelo e responsável pela quebra do PIN do Google Wallet, e os brasileiros Alberto Fávero e Daniel Levites, sócios em TI e Payment da Ernst & Young, e Leignes Jorge Andreatti, CIO do banco HSBC, entre outros.

Dos mesmos organizadores da exposição anual Cards Payment & Identification, a conferência Digital Money Tech Trends discutirá aspectos da mobilidade, segurança, identificação e convergência tecnológica. O primeiro Digital Money Tech Trends é uma iniciativa do Informa Group, com o apoio da Abrid e Abraform.

+Info
imprensa@informagroup.com.br
(11) 3017-6808