IDEJá está disponível o informativo de agosto sobre Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) na América Latina e Caribe, em português, espanhol e inglês. Para baixar a versão em português, clique aqui.

Auxiliando o acesso gratuito à informação sobre IDE aos usuários, a Associação para a Infraestrutura Global de Dados Espaciais (GSDI) tem disponibilizado boletins sobre IDE na África, América Latina e Caribe (IDE-LAC), e Ásia e Pacífico (IDE-AP).

O boletim IDE-LAC se concentra em aspectos das IDEs e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), sensoriamento remoto e administração de dados na América Latina e Caribe relacionados com IDE. Busca criar consciência, prover informação útil para o fortalecimento de iniciativas nacionais de IDE e apoiar a sincronização de esforços regionais.

O Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH), entidade membro da GSDI, e o Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Espaciais das Américas (CP-IDEA) promovem o desenvolvimento de IDE na região. O boletim é preparado pelo IPGH para a GSDI.

SDI-LAC em português

A versão em português do boletim IDE-LAC teve sua primeira publicação entre novembro de 2007 e fevereiro de 2009, e desde agosto de 2011 está sendo novamente publicada, graças a um grupo de voluntários localizados em vários estados do Brasil, nos Estados Unidos e Canadá.

Alguns destaques da edição: convocatoria de artigos sobre Informação Geográfica Voluntária; UNGIWG se converte em membro da OGC; a Reunião Sirgas2012; Participação da GeoSUR na OGC e GSDI; Compromisso pela e-Ciência em Latinoamérica; o Sistema Mesoamericano da Informação Territorial para a Gestão de Risco anti-Desastres; a 8ª Conferência FIG em Uruguai; a Conferência Internacional da ONU em Tecnologias baseadas no Espaço para Manejo de Desastres. A seção de IGS inclui uma convocatória de associação. A divisão de IDE Nacionais informa sobre reuniões de GeoBolivia a nível departamental; o 1º Módulo em Entornos Virtuais de Aprendizagem de IDECA, Colombia; o Visor Genérico de Mapas versión 3.0 de Cuba; a IDE RedCEDIA de Ecuador; Avanços do governo construindo a INDE de Jamaica; o Informe Anual de IPDE 2011 de Panamá; e a Política Nacional de Dados Espaciais do CCIDEP 2012 do Perú.