Os pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole realizaram uma atualização dos Mapas Eleitorais produzindo mapas que ilustram a distribuição dos votos do eleitorado paulistano, agora também em 2008 (já estavam disponíveis os mapas referentes às eleições municipais paulistanas de 2000 e 2004). Com isso foi elaborado um retrato destas competições, que possibilita saber em quais regiões estava localizado o eleitorado dos principais candidatos.

Mapa eleitoral de São Paulo_CEMNas eleições municipais de 2008, quase 7 milhões de eleitores compareceram no primeiro turno aos 1,7 mil locais de votação da cidade de São Paulo para manifestar suas preferências sobre quem seria o novo prefeito da capital, assim como eleger os ocupantes das 55 cadeiras da Câmara dos Vereadores.

Foram 11 candidatos a disputar o primeiro turno para prefeito nesta eleição, e para cada um está disponível o mapa de votação, além dos mapas do segundo turno. Quanto ao pleito legislativo, estão disponíveis os mapas de todos os vereadores eleitos, assim como os mapas dos votos de legenda e do desempenho total (votos de legenda + votos nominais) para os partidos que chegaram a eleger algum vereador na referida eleição. Ademais, encontram-se também os mapas dos votos brancos e nulos para todos os pleitos. Tudo isso totalizou 102 mapas eleitorais.

Para abrir os mapas de 2008 , clique no item de interesse na tabela. Para mais informações, acesse as notas metodológicas. Para acessar os mapas de 2000 e 2004 clique aqui.

Fonte: CEM