GeoespacialA Oracle anunciou os resultados do relatório da pesquisa “Big Data, Bigger Opportunities: Plans and Preparedness for the Data Deluge”, que entrevistou 151 executivos norte-americanos de nível sênior de empresas de serviços públicos, que usam programas de medição inteligente (smart grid).

O relatório “Big Data, Bigger Opportunities” é o primeiro da série “Utility Transformations” da Oracle, que fará uma análise de como as empresas do setor de serviços públicos usam as informações geradas pelas implementações de smart grids e impulsionam a eficiência organizacional, oferecem serviços mais confiáveis e fortalecem os relacionamentos com os clientes.

Foram avaliadas as percepções sobre o impacto do “big data” nos negócios; o quanto as empresas estão preparadas para lidar com o crescimento dos dados; os planos para extrair o valor comercial ideal desses dados a fim de melhorar a definição do público-alvo e o atendimento aos clientes.

As implementações de smart grids têm aumentado exponencialmente o volume de dados. As empresas de serviços públicos que participaram da pesquisa tiveram um aumento de 180 vezes na coleta de dados de medição, além do acesso a novos tipos de informações.

Principais resultados

As empresas de serviços públicos que utilizam programas de medição inteligente estão relativamente preparadas para administrar o enorme fluxo de dados, determinando a si mesmas uma pontuação de 6,7 em uma escala de 1 a 10.

Mas 45% dos entrevistados ainda encontram dificuldades em compartilhar informações aos gerentes comerciais com a rapidez necessária e 50% deles afirmam que perderam oportunidades de oferecer informações úteis aos clientes.

Os medidores inteligentes fornecem um volume de informações cruciais aos negócios, como dados sobre falta de energia (78%), tensão (73%), adulterações (63%) e diagnósticos (56%), que podem ajudar a melhorar as operações e a satisfação dos clientes.

O setor de serviços públicos precisa aprimorar sua capacidade de traduzir as informações em inteligência prática e aproveitar os dados para a tomada de decisões estratégicas. Está é uma das três prioridades, segundo 66% dos entrevistados.

Sistemas de gestão de dados de medição (MDM, na sigla em inglês) podem ajudar neste processo. Esta é a opinião de 70% dos participantes da pesquisa que já têm um sistema MDM em operação e estão prontos para administrar a entrada de dados, ao contrário de 51% dos participantes que não possuem esse tipo de sistema.

Nos próximos cinco anos, as organizações de serviços públicos planejam otimizar os dados das smart grids para aprimorar o atendimento por meio de esforços, como programas de reação à demanda, previsão de demandas, conformidade normativa e minimização de cortes no abastecimento.

Para mais informações, acesse o relatório “Big Data, Bigger Opportunities: Plans and Preparedness for the Data Deluge”.