O município de Cascavel, localizado no oeste do estado do Paraná e situado a 492 quilômetros da capital Curitiba, conta agora com um GeoPortal, que integra as funcionalidades do Google Maps com a base cadastral do município.

O GeoPortal Cascavel é um avançado sistema de mapeamento que integra as funcionalidades e informações do Google Maps com a base cadastral do município. O objetivo é fornecer ao cidadão, de maneira ágil e rápida, informações sobre as parcelas (lotes), como seu número de cadastro (ou inscrição imobiliária), utilização, área, testada, e outras informações cadastrais. Na sequência, será implantada a consulta prévia de viabilidade de construção.

O sistema

O portal foi desenvolvido por meio de softwares livres. Foram mescladas informações de um levantamento realizado em 2006 no município, com o Google Maps. Todo o trabalho de desenvolvimento custou em média 600 mil reais.Para viabilizar o novo sistema, a prefeitura contratou a empresa Itis Tecnologia, de Florianópolis.

O georreferenciamento é baseado na Portaria nº 511/2009, do Ministério das Cidades, que aponta as diretrizes para a criação, instituição e atualização do Cadastro Territorial Multifinalitário nos municípios brasileiros. É também embasado no decreto federal nº 6.666/2008, que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais.

Para ter acesso aos dados é pode-se acessar o Portal do Município. Na página principal é disponibilizado um banner do GeoPortal. Clicando nele é possível localizar imóveis, ruas, loteamentos, navegar pelo mapa, com um moderno sistema de busca. O cidadão pode ter acesso aos dados de seu imóvel com o número do cadastro que consta no carnê de IPTU ou, ainda, pelo número da quadra/lote.