Uma nova tecnologia está disponível para consulta às previsões e dados meteorológicos gerados pelo Instituto Tecnológico Simepar. A partir de agora, usuários de dispositivos móveis – como tablets e smartphones – de todas as marcas podem acessar gratuitamente as informações de monitoramento e previsão do tempo com as facilidades de uma navegação própria para equipamentos portáteis, com interface amigável para esse ambiente específico.

Simepar_Dispositivo Móvel_MeteorologiaAssim que a página di Simepar é acessada, o sistema identifica o equipamento automaticamente e ajusta as configurações de acordo com a tela do dispositivo. Em alguns casos a localização do usuário também pode ser captada diretamente via GPS, exibindo os dados do local em que ele se encontra.

Estão disponíveis os seguintes dados das condições atuais do tempo: temperatura média da última hora, umidade, rajada e direção do vento, pressão atmosférica, situação dos rios e precipitação (chuvas) nos últimos 15 minutos. Também pode ser consultada a Palavra do Meteorologista. Links permitem a visualização das imagens de radar, mapas e gráficos que apresentam os dados coletados nas últimas 24 horas. Além disso, estão acessíveis as previsões do tempo para cinco dias nos 399 municípios do Paraná. A previsão do dia está disponível por período: manhã, tarde e noite.

Os dados são captados por sensores em tempo real nas estações meteorológicas do próprio Simepar, instaladas em mais de 100 localidades no Paraná e regiões vizinhas. As previsões são feitas por meio de modelos numéricos que combinam esses dados às informações e imagens geradas pelo radar meteorológico de Teixeira Soares, pelo satélite que cobre o hemisfério Sul e pelo sistema de monitoramento de raios que abrange as regiões Sul e Sudeste do país. O satélite atualiza as informações a cada 30 minutos. Esse aparato garante a confiabilidade dos dados e previsões geradas pelo Simepar.

Demanda crescente

Desenvolvida nos últimos três meses pela equipe da Coordenação de Informática do Simepar, a página móvel emprega a moderna tecnologia HTML-5 com framework jQuery Mobile, que roda em todos os navegadores de dispositivos móveis sem necessidade de plug-in. O usuário tem ainda a opção de consulta ao website completo do Simepar.

“Essa versão dirigida aos dispositivos móveis atende a uma demanda crescente e ansiosa pelo acesso imediato e personalizado às informações meteorológicas”, afirma o diretor do Simepar, Eduardo Alvim Leite. Segundo ele, “diferentemente de outras páginas meteorológicas, a nossa apresenta não só as previsões de tempo e clima por município, como também dados de monitoramento ambiental sobre todo o Estado em tempo real, captados por múltiplos sensores”. Essa característica tem garantido mais de 1 milhão de acessos mensais à página do órgão – uma das mais visitadas do Paraná.

Novo aplicativos

Os analistas de sistemas do Simepar estão trabalhando no desenvolvimento de aplicativos mais sofisticados de informações meteorológicas para equipamentos portáteis com novas funcionalidades, que estarão disponíveis em breve para os sistemas operacionais Android e iOS.

Um aplicativo permitirá a consulta a mapas por escala, com uso de zoom, outro possibilitará o cadastramento de uma determinada propriedade de grande porte – como uma fazenda – que poderá receber dados de monitoramento e previsão do tempo específicos para sua gestão. Essas novidades serão apresentadas pelo Instituto Tecnológico Simepar na segunda fase do projeto.