4º GeoPantanalPara ampliar o conhecimento sobre a aplicação de geotecnologias, o 4º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (4º GeoPantanal) irá promover oito cursos visando oferecer novas técnicas e tecnologias para o estudo de áreas úmidas. Os cursos serão ministrados nos dias 20 e 21 de outubro de 2012 (sábado e domingo), das 8h às 18h, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Bonito.

Os interessados poderão se inscrever por meio de uma única ficha de inscrição, tanto no curso quanto no simpósio. Cada curso custa  70 reais e tem um número de vagas limitado que serão preenchidas pela ordem de chegada do comprovante de pagamento da inscrição, na secretaria do evento. Para participar do simpósio o valor de inscrição é variável. Devido à carga horária, de 16 horas, os interessados poderão fazer somente um curso.

Curso 1: Sensoriamento remoto aplicado aos estudos das mudanças ambientais fluviais no Pantanal (20 vagas). Objetivo: Apresentar informações básicas sobre o sensoriamento remoto, em especial interpretação de imagem, que possibilitem aos profissionais e estudantes das várias áreas do conhecimento identificar mudanças ambientais ocorridas e em processo no Pantanal.

Curso 2: Uso do GPD no georeferenciamento de imóveis rurais (25 vagas). Objetivo: Este curso tem como objetivo esclarecer e desmistificar o uso do sistema GNSS em especial o GPS, apresentando suas vantagens e limitações para utilização como ferramenta nos levantamentos exigidos pelo georreferenciamento de imóveis rurais no Brasil. Também busca orientar aqueles que ainda não possuem conhecimento pleno dessa tecnologia como aplicá-la em diferentes atividades, dentre elas entretenimento, navegação, sensoriamento remoto e meio ambiente.

Curso 3: Introdução ao uso do Spring (20 vagas). Objetivo: Mostrar o modelo conceitual do Spring e as operações mais utilizadas em cada tipo de dado existente no sistema. Para tanto, o curso será composto de apresentações teóricas e exercícios. Na parte teórica serão abordados os principais conceitos em geoprocessamento, processamento de imagens e análise espacial utilizados em operações do Spring. Na parte prática, um conjunto de exercícios será proposto para que o usuário possa solidificar esses conceitos teóricos.

Curso 4: Análise Espacial de Dados Geográficos (vagas esgotadas). Objetivo: Este minicurso objetiva apresentar algumas técnicas de análise espacial no contexto de estudos de geoprocessamento, incluindo: análise de padrões de distribuição de pontos, análise de padrões de área e modelagem por geoestatística. Tais técnicas fazem uso explícito da localização dos fenômenos e partem do princípio que “há algo especial com dados espaciais”, e que “o local faz a diferença”. O objetivo das técnicas de análise espacial é descrever os padrões existentes nos dados espaciais, estabelecendo preferencialmente de forma quantitativa os relacionamentos entre as diferentes variáveis geográficas e também na geração de novos cenários para fins de monitoramento, intervenção e outros.

Curso 5: Introdução ao Sensoriamento Remoto (20 vagas). Obetivo: Propiciar aos participantes a oportunidade de obter conhecimentos básicos de sensoriamento remoto de forma a compreender como os dados de sensores são gerados e quais suas principais características (sensores passivos), além de compreender como diferentes alvos interagem com a energia incidente e que tipo de resposta espectral produz. Entender, também, como as informações temáticas podem ser extraídas das imagens através de diferentes métodos de interpretação e classificação.

Curso 6: Oficina TerraAmazon (20 vagas). Objetivo: Apresentar o sistema, suas aplicações e principais procedimentos. O curso será composto de aulas interativas, com apresentações conceituais seguidas de atividades praticas em formato tutorial. Ao termino do curso, o aluno deverá ser capaz de usar o TerraAmazon para criar uma base geográfica num banco TerraLIB/PostgreSQL/PostGIS, simulando um ambiente corporativo elaborado para manipulação, edição e classificação de dados vetoriais, com controle de acesso e de processo, além de extrair informações através de consultas por atributo. Serão utilizadas algumas funções do plugin PDI para manipulação de imagens.

Curso 7: Análise ambiental por geoprocessamento: uma proposta metodológica (20 vagas). Objetivo: Demonstrar o uso do geoprocessamento como metodologia de pesquisa e análise ambiental, propondo procedimentos analíticos com o intuito de auxiliar na tomada de decisões e na resolução de questões inerentes ao meio ambiente, seja ele natural ou antrópico. O curso é baseado no livro “Sistemas de Informações Geográficas: uma proposta metodológica”, de J. Xavier-da-Silva e L. M.Carvalho Filho, publicado em 2003.

Curso 8: Tecnologia espacial na educação (100 vagas). Objetivo: Disseminar a tecnologia espacial visando ao seu uso como conteúdo e recurso didático para a educação básica. Excepcionalmente a inscrição neste curso é 45,00 reais.

O 4° GeoPantanal é organizado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe; Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat; e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Mais informações sobre os temas, cursos e a programação preliminar podem ser consultadas no site do GeoPantanal.

Por Nadir Rodrigues – Embrapa Informática Agropecuária