“Preservação, Disseminação e Confidencialidade de Dados” é o tema do evento que acontece de 5 a 9 de novembro, no Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro (RJ), reunindo o 1º. Seminário de Metodologia do IBGE e a XI Reunião IASI (Instituto Interamericano de Estatística) sobre Estatística Pública.

O evento, que traz o apoio do Banco Mundial, é uma oportunidade para discussão e reflexão sobre os avanços, desafios e perspectivas da metodologia estatística requerida para a produção, preservação, compartilhamento e disseminação das informações e estatísticas públicas, bem como de capacitação nessa área.

O seminário conta com a participação de técnicos e pesquisadores do IBGE e de organizações públicas e privadas, representantes de institutos nacionais de estatística e membros da comunidade acadêmica nacional e internacional.

As inscrições podem ser feitas pela internet, até 31 de outubro de 2012, mas também serão aceitas no local, durante a realização do evento. Até o próximo dia 28 de setembro ainda é possível submeter propostas de apresentação de trabalhos, oral ou sob a forma de pôster, atendendo às instruções disponíveis no site. Além das conferências e sessões temáticas, dias 7, 8 e 9 de novembro, a programação inclui seis minicursos, a se realizarem nos dias 5 e 6 de novembro, com valores de pagamento diferenciados.

Na pauta dos minicursos, constam os seguintes temas sob a responsabilidade da equipe técnica do IBGE: Preservação, Arquivamento e Disseminação de Dados; Ferramentas digitais para acessar as bases de microdados de pesquisas do IBGE; Princípios das Estatísticas Oficiais e Confidencialidade de Informações; Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais. Outros dois minicursos – Statistical Methods for Disclosure Control; Preservation and Dissemination of Survey and Census Data: Introduction to the DDI standard and the IHSN Tools – estão a cargode professores e especialistas, em nível internacional (Universidade de Manchester e Banco Mundial).

Todas as atividades serão realizadas no CDDI, à Av General Canabarro, 706 – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ). Informações e inscrições estão disponíveis no site do 1º. Seminário de Metodologia do IBGE.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!