Novos satélites Galileo serão lançados em outubro 2012
Preparativos dos satélites Galileo

Os novos satélites gêmeos do sistema de navegação europeu Galileo estão agora totalmente abastecidos e acoplados à plataforma que irá os levar em órbita. O lançamento está planejado para o dia 12 de outubro.

Para encher os tanques de combustível dos satélites com hidrazina, os técnicos da ESA precisaram usar roupas especiais. O combustível será usado para manter a altitude e posição orbital durante os 12 anos em que os satélites estarão funcionando.

Em vez de transportar uma quantidade significativa de combustível extra para se inserir nas suas órbitas planejadas – como satélites de telecomunicações ou do sistema GPS – os satélites Galileo são transportados até uma órbita média com ajuda do Fregat, quarto estágio do foguete lançador Soyuz ST-B. Os satélites serão deixados à uma órbita de 23 222 km de altitude.

Este lançamento completa a “fase de validação em órbita”, que passa a ter agora quatro satélites em órbita, com dois lançados um ano atrás. Com isto, a ESA espera promover os primeiros testes definitivos de posicionamento e navegação. Após esta fase, serão lançados vários satélites para a “fase de operação total”, que irá fornecer serviços de navegação para todos os usuários.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!