GeotecnologiasCom mais de 1,5 milhão km2 de área territorial e 3,5 milhões de habitantes, o Estado do Amazonas destaca-se por ser a maior (territorialmente) das 27 unidades federativas do Brasil e a segunda mais populosa da Região Norte, perdendo apenas para o Pará, de acordo com o Censo 2010 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Governo Estadual, por sua vez, designa às entidades atreladas ao seu comando diversas responsabilidades de ordem administrativa e/ou social.

No caso do suporte tecnológico às operações do Governo, a incumbência é dada à Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), que firmou um contrato com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), órgão estadual responsável pela execução e supervisão das atividades de natureza policial, da defesa civil e do controle do trânsito.

Por meio do contrato, surgiu uma importante iniciativa de segurança válida para todo o Estado do Amazonas, denominada Ronda no Bairro. “Já havíamos participado de outros projetos de segurança no passado, mas nada se compara ao destaque social que teve o Ronda no Bairro”, afirma Alexandre Augusto Guedes Guimarães, diretor técnico da Prodam.

Cenário

Diante das necessidades de tornar o registro de ocorrências policiais mais ágil e aperfeiçoar o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), a Prodam detectou que a maneira ideal de atingir tais objetivos era ampliar a utilização de Sistemas de Informação Geográfica (GIS) nas operações da SSP-AM. Foi nesse contexto que, em junho de 2011, por meio de um investimento de R$ 300 milhões do Governo do Estado do Amazonas, o Ronda no Bairro foi oficializado.

Desenvolvido com consultoria técnica da Imagem, empresa atuante no mercado de GIS da América Latina, o programa Ronda no Bairro consiste no reaparelhamento e na reestruturação de todo o Sistema Integrado de Segurança Pública  do Amazonas, englobando ações para aquisição de softwares GIS que permitem o mapeamento detalhado de todo o Estado e aquisição de hardwares (câmeras de monitoramento e navegador GPS, entre outros) para aumentar a eficiência logística das operações policiais.

“Optamos pela Imagem como fornecedora da infraestrutura por ser a representante oficial e exclusiva no Brasil da Esri, empresa proprietária da plataforma tecnológica ArcGIS, a qual consideramos mais adequada para a Secretaria de Segurança Pública rastrear, acompanhar e avaliar as ações policiais por meio de mapas disponíveis em um banco de dados padronizado”, diz Guimarães.

Solução

A Imagem customizou duas soluções da Esri para utilização nesse projeto: ArcGIS Desktop (permite ao usuário escolher os níveis de informação que deseja trabalhar por meio do bancos de dados, prevendo as consultas e a espacialização de eventos pré-selecionados), instalada no Núcleo de Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento do Amazonas (SEPLAN-AM); e ArcGIS Server (permite o compartilhamento das informações tanto em desktops quanto em aplicativos móveis (tablets e smartphones), instalado na sede da Prodam.

“As informações geradas estão disponíveis para 200 colaboradores cadastrados no SISP”, explica Rodrigo Ferreira, gerente de desenvolvimento de negócios da Imagem.

O SISP está disponível no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), responsável pelo atendimento ao cidadão por meio do serviço 190 e pela distribuição das ocorrências para as respectivas viaturas policiais) e em 30 Distritos Integrados de Polícia (DIP, responsáveis pelo registro de Boletins de Ocorrência) e Companhias Interativas Comunitárias (CICOM, responsáveis pelo controle dos atendimentos das ocorrências e das viaturas em ação).

Resultados

Segundo o levantamento mais recente da SSP-AM, após a implementação do projeto Ronda no Bairro, o benefício mais relevante observado no território amazonense foi a queda de 23% dos homicídios em agosto de 2012, no comparativo com agosto de 2011, devido à maior facilidade de visualização do “mapa do crime” no Estado.

“A utilização do GIS permitiu a localização, em tempo real, de todas as viaturas policiais de Manaus, o que também facilitou a definição das rotas para atendimento e a resolução das ocorrências. Consequentemente, a identificação de áreas em que ocorrem determinados tipos de atos ilícitos ficou mais rápida, permitindo ações mais coordenadas e eficientes de combate ao crime”, aponta Guimarães.

Em termos qualitativos, além da integração dos dados das polícias Civil e Militar, outro resultado de destaque foi a consolidação das informações do Centro Integrado de Operações de Segurança e dos Distritos Integrados de Polícia em uma única base, o que não acontecia anteriormente ao Ronda no Bairro.

“Essa consolidação é responsável pelo fornecimento de informações claras, que dispensam qualquer necessidade de interpretação dos relatórios e estatísticas”, complementa o diretor técnico da Prodam.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!