Los satélites Galileo bajo la carena protectora
Novos satélites Galileo dentro da câmara protetora

Os dois novos satélites do sistema de navegação europeu Galileo, já se encontram em sua câmara protetora, e acoplados ao foguete Soyuz, na plataforma de lançamento, localizada na Guiana Francesa.

A câmara protetora dos satélites possui 4.1 metros de diâmetro, e protegem os aparelhos durante o lançamento e voo em parte da atmosfera. Ele será ejetado cerca de três minutos e meio para o vôo, quando o estágio superior atinge o topo da atmosfera. A carenagem de proteção será ejetada após cerca de três minutos e meio de voo, quando o estágio superior, chamado de Fregat, atingir o topo da atmosfera.

O propulsor Fregat será acionado pela primeira vez cerca de 10,5 minutos após o lançamento, elevando os satélites até a velocidade orbital e sua altitude operacional de 23 222 km. À medida que sobre, o propulsor vai girar lentamente para para manter a mesma temperatura nos dois satélites.

Do lançamento até a implantação final, quando o dispensador libera os satélites em direções opostas, terão passado três horas e 44 minutos. O lançamento está previsto para às 18h15 GMT da próxima sexta-feira, 12 de outubro. Segundo a ESA, este é um passo muito importante para o sistema de navegação europeu, já que quatro é o número mínimo necessário de satélites para que o sistema possa oferecer serviços de navegação e posicionamento.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!