O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, maior evento de geotecnologias da América Latina, trouxe vários profissionais e representantes de empresas e instituições para debater temas de interesse da comunidade geoespacial. A equipe MundoGEO esteve cobrindo todo o evento, entrevistando palestrantes, expositores e visitantes.

Este vídeo traz uma entrevista com Moema José Carvalho Augusto, assistente da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2008. No período de 2003 até 2005, Moema chefiou a Coordenação da Cartografia, na produção cartográfica do Instituto, desde a coleta de informações até a finalização de cartas em várias escalas, inclusive a Carta Internacional ao Milionésimo do Brasil. Moema é graduada em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

No vídeo, a especialista fala sobre código cartográfico nacional, apresentando um breve histórico sobre legislação cartográfica, e aponta a necessidade de atualizar o marco legal, por conta de toda a evolução tecnológica que pode ser observada atualmente, e também da evolução do conceito de cartografia para informação geoespacial.

Em 2012, o IBGE esteve presente no MundoGEO#Connect com um estande. Além disso, o Instituto foi reconhecido como Instituição Pública de Maior Destaque, dentro do Prêmio MundoGEO#Connect.

MundoGEO#Connect 2012 - Equipe IBGE_Prêmio
Equipe do IBGE no MundoGEO#Connect 2012. O Instituto foi reconhecido como Instituição Pública de Maior Destaque

Moema José de Carvalho Augusto foi instrutora do mini-curso Introdução e Conceitos da INDE, realizado no evento, e também palestrante do seminário Qualidade de Dados Geoespaciais. Para acessar os materiais dos eventos, clique sobre os nomes.

Veja a entrevista completa a seguir. Para ter acesso a mais vídeos, acesse o canal do MundoGEO no YouTube.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!