GeoprocessamentoO Consórcio Geoespacial Aberto (OGC em inglês) anunciou o lançamento do GeoTIFF, uma extensão disponível  para o padrão GML Coverages 1.0 (GMLCOV) e também para o padrão Web Coverage Service  2.0 (WCS), que tem como base o primeiro.

O padrão de codificação Geography Markup Language (GML) é uma ferramenta de XML muito utilizada, para codificar dados geoespaciais de todos os tipos. Já o OGC “coverages”, que pode ser usado junto ao GML, associa posições dentro de um espaço limitado para apresentar valores de atributos. Exemplos destas coberturas geoespaciais incluem imagens da Terra, rasters referenciados e não referenciada, grades curvilíneas e nuvens de pontos.

Para proporcionar o máximo de flexibilidade em compartilhar dados de cobertura, a extensão GeoTIFF fornece uma maneira de codificar dados de coberturas que estão representados em outros formatos de codificação que não sejam GML, como GeoTIFF por exemplo. Os documentos da nova extensão estão disponíveis publicamente para receberem comentários, até 29 de novembro.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014!