Usuários do Sistema de Posicionamento Global de Florianópolis (SC) e regiões próximas terão informações mais precisas com a instalação de uma base geodésica na Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). O local fica no bairro Itacorubi, na Capital catarinense.

O equipamento rastreia o sinal de satélites da rede GPS e disponibiliza dados de alta precisão para aplicações profissionais e científicas de duas maneiras: guarda as correções para uso posterior e transmite via internet pela rede de telefonia para os receptores GPS habilitados.

A chefe do departamento de Geografia da Udesc, professora Mariane Alves Dal Santo, explica que os dados rastreados pela base geodésica ficam disponíveis para download em 24 horas. “A responsabilidade de manutenção do equipamento e cuidado contínuo para funcionamento do sistema ficará sob a gerencia do GeoLab”, explica ela.

Sobre a importância deste equipamento, o doutorando Adolfo Lino, do GeoLab, acrescenta que os benefícios do uso das tecnologias de posicionamento por satélite são conhecidos pela praticidade e eficiência. “Já é grande o número de pessoas que utilizam navegadores GPS com o objetivo de se posicionarem em um mapa ou serem guiados até determinado local. Porém, esses aparelhos de uso comum apresentam imprecisão nas coordenadas, que variam de alguns metros até algumas dezenas de metros”, afirma.

Até então, no estado de Santa Catarina existiam apenas três estações fixas pertencentes ao IBGE e localizadas em Imbituba, Lages e Chapecó. “A base geodésica instalada na Udesc tem o mesmo sistema de referência do IBGE, tornando-se complementar à rede do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB)”, explica o professor.

Estações da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo em 2011. Fonte: IBGE

Fonte: Instituto Geodireito – IGD


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014!