spatial data infrastructureNa era da mobilidade digital, saber como desenvolver apps, prolongar a vida útil de um tablet ou proteger um celular de programas maliciosos pode ser bem útil. Por isso, o V Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi) oferta mais de duas mil vagas em oficinas, tutoriais e laboratórios gratuitos para quem deseja entrar no universo da computação móvel ou conhecer mais sobre outras tecnologias e temas.

As oficinas terão temas como defesa cibernética, robótica, redes sociais, animação gráfica, editoração eletrônica, edição de áudio, mineração de dados, business inteligence, automação residencial. O evento será realizado de 3 a 7 de dezembro, em Belém do Pará.

Na programação do V Consegi, realizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), estão cerca de 50 minicursos distribuídos em seis trilhas temáticas, entre elas, a de mobilidade digital, que é a atração principal desta edição. Para ministrar as oficinas, foram escolhidas personalidades do cenário de TI nacional e internacional: o especialista em segurança da informação Davi Ottenheimer; a Ph.D em ciência da computação Karin Breitman; o oficial do exército brasileiro João Eriberto Mota; o diretor-geral da ODF Alliance Latin America, Jomar Silva.

As oficinas do Consegi 2012 estão abertas a estudantes, a profissionais de TI e a todos os interessados em tecnologias da informação, com opções para nível iniciante, médio e avançado. As vagas para quem tem conhecimentos em TIC envolvem assuntos como Python, Plone, PostgreSQL, NoSQL, PostGIS, Zabbix, Openflow, Freemind e Django.

Aos interessados em informações geográficas, os minicurso sobre o PostGIS pode ser uma opção interessante. O PostGIS é uma extensão ao sistema de banco de dados object-relational PostgreSQL, que permite que objetos GIS (Sistemas de Informação Geográfica) sejam armazenados em banco de dados. PostGIS inclui suporte para índices espacias GiST-based R-Tree e funções para análise e processamento de objetos GIS.

Inscrições e acesso à grade de oficinas, tutoriais e laboratórios, podem ser feitos através do site do Consegi 2012. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014!