Uma ferramenta para monitoramento das atividades agropecuárias, que integra dados tabulares e informações geradas por satélites, capaz de fazer uma radiografia do Brasil com alguns cliques na Internet. Esse é o Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SomaBrasil), desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite.

O sistema foi apresentado no dia 30 de outubro durante o lançamento, em Brasília (DF), do Núcleo de Inteligência Territorial, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a presença de representantes do ministério e da Embrapa.

SomaBrasil_WebGIS
WebGIS permite interagir com bases de dados de recursos naturais e agricultura de várias fontes

O SomaBrasil foi desenvolvido com o apoio da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), órgão responsável por articular a implantação do Núcleo de Inteligência Territorial para prover o ministério com informações importantes para a elaboração e direcionamento de políticas públicas, linhas de crédito e tomadas de decisão para o setor.

Estruturado com base em software livre, o sistema tem acesso público na internet e integra bases de dados de recursos naturais e agricultura provenientes de várias fontes num único ambiente. Disponível na forma de WebGIS, permite ao usuário não especializado interagir com essa base de dados por meio de consultas básicas e avançadas de forma dinâmica, podendo selecionar e cruzar informações e construir mapas de acordo com seu interesse.

Segundo o coordenador do SomaBrasil, o pesquisador da Embrapa Mateus Batistella, o objetivo é oferecer uma visão integrada da agricultura, da escala municipal à nacional. Dados da produção e do Censo Agropecuário do IBGE, informações geradas por programas do IBAMA e Inpe, mapeamentos realizados pela Embrapa e outras instituições, além de dados sobre relevo, hidrografia, logística, áreas protegidas e potencial agrícola, são exemplos de informações disponibilizadas pelo sistema. “São informações úteis para o monitoramento da dinâmica da agropecuária e para o entendimento das mudanças de uso e cobertura das terras no país, fundamentais para a definição de prioridades em pesquisa e políticas públicas”, completa Batistella.

O SomaBrasil pode ser acessado por meio do endereço eletrônico: www.cnpm.embrapa.br/projetos/somabrasil.

Fonte: Boletim Eletrônico da Embrapa Monitoramento por Satélite