spatial data infrastructureO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (13/12) os resultados da Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas Empresas referentes a 2010. Esta é a primeira edição da TIC-Empresa, que investiga o uso de computador, Internet e celular, interação com o governo, segurança, habilidades no uso das TIC e os motivos de não utilização dessas tecnologias pelas microempresas (1 a 9 pessoas ocupadas) e pelas empresas com 10 ou mais pessoas ocupadas.

Com  publicação, o IBGE apresenta os resultados dessa investigação, cujos indicadores são pautados em recomendações metodológicas e conceituais internacionais, o que assegura a qualidade das informações e a comparabilidade das estatísticas. Divulgados para o conjunto do País, eles abarcam empresas dos setores secundário e terciário, por grupamentos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE 2.0, e estão acompanhados de análises que realçam as principais características observadas em cada um dos temas tratados. Revelam, pela primeira vez em uma pesquisa da Instituição, o alcance, as barreiras e os distintos usos que o setor empresarial brasileiro tem feito de tais tecnologias.

Alguns dos resultados da do IBGE apontam que, em 2010, das 2,8 milhões de empresas com 1 ou mais pessoas ocupadas, cerca de 2,2 milhões (80,8%) utilizaram computador, 2,1 milhões (76,9%) fizeram uso da Internet e 2,3 milhões (83,3%) de telefone celular para finalidades de trabalho. As proporções de empresas que usaram computadores e Internet eram elevadas e crescentes à medida que o porte das empresas aumentava: cerca de 78,0% das microempresas (de 1 a 9 pessoas ocupadas) usaram computador, enquanto nas empresas de 10 a 19 pessoas ocupadas esse percentual saltava para 94,1%. O mesmo comportamento foi observado em relação ao uso da Internet: 73,7% das microempresas usaram Internet, ao passo que nas empresas com 10 a 19 pessoas ocupadas essa proporção subiu para 91,5%. Destaca-se também a universalidade do uso de computador e da Internet nas empresas com 500 ou mais pessoas ocupadas.

Dentre as microempresas, as menores taxas de uso de computador e de Internet pertencem ao segmento industrial (73,4% e 71,1%, respectivamente). As microempresas com atividades de informação e comunicação apresentaram as taxas mais elevadas: 85,4% usaram computador e 84,8% usaram Internet. Já quando se consideram as empresas com 10 ou mais pessoas ocupadas, as de alojamento e alimentação apresentaram os menores níveis de uso de computador e de Internet (87,9% e 82,2%, respectivamente), e os maiores níveis foram observados nas empresas com atividades profissionais, científicas e técnicas (99,3% tanto para o uso de computador quanto de Internet).

Dentre as empresas que não usaram computador e dentre as empresas que não usaram Internet, os principais motivos apontados foram: as atividades que necessitavam computador ou Internet eram realizadas por terceiros (86,3% e 89,8%, respectivamente) e o uso desses equipamentos não era necessário (73,5% e 71,6%).

Todas as informações sobre o a pesquisa do uso de  TIC estão disponíveis para acesso público.

Fonte: IBGE


Aproveite a promoção de Natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!