A CPFL Energia, grupo privado do setor elétrico brasileiro que atua nos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica, conta agora com uma solução de operação e mobilidade para suas oito distribuidoras, fornecida pela Sisgraph, empresa do grupo Hexagon que há 30 anos fornece sistemas de informações geográficas e soluções para gerenciamento de redes de distribuição.

Smart GridNo final de 2011, depois de um processo de seleção, A Sisgraph foi escolhida para entregar uma solução de gerenciamento de ocorrências na rede, equipes e despacho de ordens de serviço, além de uma solução de business intelligence e integração com os sistemas GIS, ERP e SCADA. Chamados “Outage Management System” e “Mobile Workforce Management”, estes sistemas compõem a solução de Operação e Mobilidade InService, hoje em fase de implantação nas oito concessionárias do grupo.

A complexidade do projeto é imensa porque envolve desmobilizar as diferentes soluções de Operação e Mobilidade existentes e criar uma única solução para atender todas as oito distribuidoras do grupo. A introdução dessas tecnologias irá modificar a forma como a CPFL executa seus serviços em campo. “É uma verdadeira quebra de paradigmas nas áreas de Operação, Engenharia e Serviço de Campo”, explica Mauro Carmello, gerente de Processos Operativos e Automação da CPFL Energia. Carmello explicou que, por isso, o processo de seleção foi muito criterioso, dividido em quatro fases: prospecção de fornecedores, workshops para demonstrações de funcionalidades e aderência aos requerimentos de negócios, análise técnica e funcional e por último, o stress-test.

“Durante o processo, a solução da Sisgraph apresentou excelente estabilidade e alto desempenho, confirmando o que já ocorria na concessionária RGE (empresa do Grupo CPFL), do Rio Grande do Sul, que utiliza uma versão mais antiga da solução contratada. A Sisgraph apresentou solução com interface visual e intuitiva, altamente parametrizável para atender nossos processos, que envolvem um grande número de clientes nos mercados de energia e atendimento de ordens de serviço. Tudo isso foi considerado para a escolha final desta empresa, que hoje é nosso parceiro de negócios”, complementou Alexandre Junqueira Franco, gerente do Departamento de Projetos e Soluções de Negócio da TI da CPFL Energia.

O projeto de implantação das soluções, iniciado em março deste ano, tem data prevista de conclusão até o final de 2013. Será quando a CPFL poderá comprovar uma melhora em sua eficiência operacional, padronização da solução garantindo maior sinergia e, o mais importante, aumentar a qualidade dos serviços prestados seus mais de 7 milhões de clientes.


Aproveite a promoção de Natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!