Sistema GeoPAC do governo visualiza e analisa as obras do paísEm cooperação com o Ministério do Planejamento e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, a Embrapa Gestão Territorial contribuiu de maneira efetiva para o desenvolvimento do sistema GeoPAC, no âmbito do Sistema Georreferenciado de Monitoramento e Apoio à Presidência da República (GeoPR).

O GeoPAC possibilita a visualização e análise de obras de interesse por meio de imagens de satélites georreferenciadas, bem como seu monitoramento, e foi desenvolvido para apoiar a coordenação das ações do Governo Federal e o acompanhamento da execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que é estratégico para o País.

Segundo informações da Embrapa Gestão Territorial, obras de infraestrutura transformam os territórios rurais e impactam na competitividade e na sustentabilidade da agricultura e da agroindústria.

Ainda, obras de transporte são importantes, tanto por permitirem a chegada de insumos, quanto por beneficiar o escoamento da produção. As análises no espaço geográfico, considerando as regiões produtoras e as obras do PAC e do Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI), permitem identificar a contribuição dos empreendimentos e da integração dos vários modais de transporte, assim como dos entrepostos e portos ao agronegócio brasileiro.

Na gestão territorial em nível estratégico é necessário enxergar no longo prazo e além dos limites geográficos e setoriais da agricultura, segundo a  Embrapa.


Aproveite a promoção de Natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!