Estão abertas as inscrições para o workshop sobre o uso de dados GNSS nas pesquisas da ionosfera em baixas latitudes. O evento, que acontece de 6 a 17 de maio em Trieste, na Itália, está relacionado ao projeto Monitoring Ionosphere Over South America (Mimosa), que tem o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) entre os participantes. A participação é gratuita, e as inscrições vão até 31 de janeiro.

O workshop terá os seguintes tópicos: fundamentos e aplicações de GNSS; conceitos de ionosfera e efeitos do clima espacial; ionosfera em baixas latitudes; dados ionosféricos obtidos com GNSS; modelos ionosféricos; irregularidades ionosféricas em baixas latitudes; assimilação de dados nos modelos ionosféricos; caracterização e previsão da ionosfera em baixas latitudes; diferenças longitudinais na ionosfera das baixas latitudes; efeito da ionosfera em baixas latitudes em sistemas de navegação via satélite.

Mais informações sobre o evento e inscrições no endereço estão disponíveis no site do evento.

Mimosa

INPE monitora clima e tempo da ionosferaO projeto Mimosa irá mapear os sistemas e instalações existentes na América do Sul para o monitoramento da ionosfera. Participam do projeto o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia e a Politécnica de Torino, ambos da Itália, e a Universidade de Nottingham, do Reino Unido. Na América do Sul, o Mimosa tem a colaboração do Inpe, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e da Universidade Nacional de Tucuman, da Argentina.

Em fevereiro, o Inpe realiza em São José dos Campos um workshop do projeto para promover a colaboração com universidades e instituições públicas e privadas na América do Sul e, ainda, identificar os sistemas atuais de monitoramento da ionosfera (GNSS e outros).

Para saber mais sobre os efeitos da ionosfera em sinais GNSS, veja um artigo exclusivo do MundoGEO.


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!