Sistema de navega%C3%A7%C3%A3o Galileo testa servi%C3%A7os de emerg%C3%AAncia Sistema de navegação Galileo testa serviços de emergência

Concepção de satélite Galileo em órbita. Imagem: ESA

A Agência Espacial Europeia anuncia que o sistema de navegação por satélites da Europa, o Galileo, passou por testes em seu sistema de busca e resgate. O início dos serviços foi possível graças ao lançamento dos dois novos satélites Galileo, em outubro de 2012.

Os novos satélites são capazes de captar sinais UHF de emergência de navios e aeronaves e também de pessoas físicas e, em seguida, passá-los para as autoridades locais para o salvamento. O primeiro sinal do repetidor SAR, que se encontra a bordo dos satélites, foi transmitido em 17 de janeiro.

O SAR, sistema internacional de busca e resgate, vem funcionando por mais de três décadas, e já ajudou a salvar mais de 31 mil pessoas. Os repetidores SAR embarcados  nos dois satélites Galileo são os primeiros de uma nova classe de “repetidores” MEOSAR, combinando um amplo campo de vesão com a possibilidade de determinar posições rapidamente. Os satélites Galileo são também os primeiros com a capacidade de enviar mensagens de retorno através de seus sinais de navegação, garantindo que o resgate chegue ao local da emergência.

Novos testes mais detalhados serão realizados com o sistema nas próximas semanas, para provar completamente este novo tipo de equipamento SAR que se encontra em órbita, junto ao sistema Galileo.


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!