Por Humberto Zontini Malheiros e Rafael Ruas Martins da Imagem

Muitas empresas e órgãos de governo utilizam o AutoCAD (Autodesk) como software padrão de desenho dos seus projetos de engenharia, urbanismo, agricultura entre outros, e o ArcGIS (Esri) como software de Sistema de Informação Geográfica que organiza todos esses projetos em Bancos de Dados Geográfico para posteriores análises espaciais e geração de mapas temáticos.

Porém, a migração dos dados CAD para o ArcGIS nem sempre é feita através de metodologias reconhecidas e eficientes, o que caracteriza um processo demorado e com perda de qualidade de dados. Além disso, muitos usuários sentem dificuldades em acessar os basemaps providos pelo ArcGIS Online e serviços de mapa providos pelo ArcGIS for Server pelo AutoCAD.

Com objetivo de melhorar a integração GIS e CAD, a Esri lançou no segundo semestre de 2012 o ArcGIS for AutoCAD 300, um plug-in totalmente gratuito que permite ao usuário do AutoCAD preparar os dados em formato CAD para serem migrados com todas as suas propriedades para o ArcGIS, editar dados do ArcGIS armazenados em um Geodatabase local ou em um Geodatabase coorporativo por meio do ArcGIS for Server utilizando todas as ferramentas de desenho do AutoCAD ou simplesmente acessar os basemaps do ArcGIS Online e serviços de mapas do ArcGIS for Server. Podemos dizer que é o CAD no GIS e o GIS no CAD!

Veja a seguir algumas das principais funcionalidades de forma mais detalhada:

1) Preparar os dados CAD para serem migrados com todas as suas propriedades para o ArcGIS

Com o ArcGIS for AutoCAD 300, é possível criar e editar feature class utilizando as ferramentas de edição do AutoCAD. Além disso, é possível consultar dados por atributos e criar novos atributos nos dados CAD.

Outra funcionalidade bastante interessante é atribuir um sistema de coordenadas para o seu mapa em DWG no próprio AutoCAD, uma funcionalidade que o AutoCAD não tem. Adicionalmente, é possível utilizar o recurso da projeção on-the-fly ao inserir mapas com sistemas de coordenadas distintos. A projeção on-the-fly faz com que os mapas, mesmo em DWG, sejam projetados instantaneamente e se posicionem sobre o outro mapa sem deslocamentos, mesmo que os sistemas de coordenadas sejam diferentes.

Outro aspecto interessante deste plug-in permite o usuário filtrar o dado CAD pelo nome da layer, cor ou estilo de linha para que quando seja visualizado pelo Catalog, as layers estejam separadas por temas e não agrupadas pela geometria (line, polyline, polygon) como ocorre normalmente. Essa funcionalidade dispensa o uso de LISP e evita que o usuário do ArcGIS for Desktop despenda tempo para separar layer a layer. Isso também facilita a exportação dos dados para o Geodatabase, pois cada layer do CAD será exportada como uma classe de feição independente da geometria.

Artigo aborda a integração do ArcGIS com o AutoCAD
Filtro que permite que cada layer do CAD apareça separada pelo nome, cor ou estilo da linha e não pela geometria

2) Acessar os basemaps do ArcGIS Online

O plug-in ArcGIS for AutoCAD permite o usuário de CAD adicionar qualquer um dos nove basemaps providos pelo ArcGIS Online, como as imagens de satélite do Imagery e do Bing Maps. O usuário pode atribuir níveis de transparência nesses basemaps e visualizar seus metadados.

3) Ferramentas adicionais de pesquisa

O plug-in fornece tradicionais ferramentas do ArcGIS utilizadas para explorar informações de tabelas associadas aos mapas. A ferramenta Identify e Find são duas dessas ferramentas que acessa informações tabulares dos dados e que ajudam o usuário a encontrar feições baseado em valores de atributos. Além dessas ferramentas, a tradicional Select By Attributes permite aos usuários consultarem os dados por meio de avançadas expressões em SQL.

Artigo aborda a integração do ArcGIS com o AutoCAD_2
Barra do ArcGIS for AutoCAD. Outras janelas e funcionalidades aparecem conforme a seleção de ferramentas

4) Acessar os serviços do ArcGIS for Server

Utilizando o ArcGIS for AutoCAD 300, é possível acessar diferentes tipos de serviços publicados pelo ArcGIS for Server, a saber: Map Services, Raster Services, Feature Services e até mesmo o Geocoding Service disponível no ArcGIS Online. Um potencial muito grande dessa funcionalidade é a capacidade de editar feições e atributos de uma classe de feição de Geodatabase SDE pelo AutoCAD por meio de um Feature Service provido pelo ArcGIS for Server. Essa edição pode ser toda feita em ambiente CAD, utilizando todas as ferramentas de desenho do AutoCAD.

As possibilidades aqui apresentadas são algumas das funcionalidades do plug-in que tem como objetivo geral facilitar a integração do mundo CAD com o mundo GIS para contribuir com o aumento de produtividade de criação de dados espaciais e espandir as capacidades da análise geográfica para as diferentes necessidades do mercado adotando métodos e fluxos de trabalho padronizados e seguros.

Esta versão do ArcGIS for AutoCAD 300 é compatível com as versões AutoCAD 2010, 2011 e 2012 (em breve 2013), em Windows 32 ou 64 bits. Não é preciso ter o ArcGIS for Desktop ou for Server instalado para utilizar o plug-in.

O ArcGIS for AutoCAD 300 está disponível gratuitamente para download através do site.


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!