No apagar das luzes de 2012 várias boas notícias vindas de Brasília mostraram que o governo brasileiro fala sério quando o assunto é gestão territorial. Com a assinatura de convênios com praticamente todos os estados e as principais entidades governamentais e civis, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) criou uma ampla aliança para a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Brasil.

Além disso, o MMA também anunciou o objetivo de cadastrar 5,4 milhões de propriedades rurais até o fim de 2014, um número astronômico e aparentemente impossível de ser alcançado, porém as ferramentas tecnológicas e dados geoespaciais disponíveis podem fazer toda a diferença nesta caminhada rumo ao conhecimento do uso do solo em nosso país.

O diferencial é que, desta vez, um órgão não tomou para si o projeto e decidiu fazer tudo sozinho, mas convocou outras instituições, os proprietários e a sociedade em geral para dividir o trabalho. Imagens de satélites e sistemas online estão sendo disponibilizados para que os próprios produtores rurais possam fazer sua inscrição no CAR de forma ágil e facilitada. Além disso, as informações serão disponibilizadas a toda a sociedade via internet, através de relatórios, preservando a identidade e informações de caráter pessoal do proprietário ou posseiro.

Além de um Cadastro nacional completo, o CAR traz consigo uma nova cultura de compartilhamento de dados, já que o MMA vem estabelecendo parcerias com todos os governos estaduais e seus órgãos de meio ambiente, instituições do governo federal, além de acordos de cooperação técnica com entidades representativas do setor rural, visando o desenvolvimento de ações conjuntas para promover a mobilização e o cadastramento dos imóveis, garantindo capilaridade e a facilidade de acesso ao sistema de cadastro em todo o território nacional.

Veja na matéria de capa um apanhado sobre o CAR e as tecnologias e dados geoespaciais que estão revolucionando a gestão territorial no Brasil.


Destaque

Esta edição traz vários destaques. Veja uma entrevista com Emerson Zanon Granemann, diretor e fundador da MundoGEO, sobre o ano em que a empresa comemora 15 anos e um paralelo com o mercado de geotecnologia ao longo deste período. Também dois tutoriais, sendo um sobre o ArcGIS Online e outro sobre a versão corporativa do Google Earth. Continuando a série de pesquisas de mercado, veja os resultados do inquérito sobre VANTs. Além das colunas, confira artigos sobre geomarketing, sensoriamento remoto, georreferenciamento de imóveis rurais, nova Norma para Cadastro Técnico, posicionamento submarino, gestão pública, padrões OGC para GIS na nuvem e nova geografia

Eduardo Freitas
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG
Editor da revista InfoGEO
eduardo@mundogeo.com