Sistema de Análise Espacial para Tomada de Decisão Estratégica na Cadeia da Carne Bovina

A gestão territorial da agricultura insere-se no planejamento, implantação e acompanhamento das políticas públicas e dos setores privados devido a dinâmica das atividades agrícolas e pecuárias no espaço geográfico. O território rural é alterado por expansão, concentração, intensificação, diversificação e substituição de atividades que ocorrem, ao longo do tempo, em diferentes regiões do País.

Nesse contexto, um dos projetos em desenvolvimento na Embrapa Gestão Territorial, o Sistema de Análise Espacial para Tomada de Decisão Estratégica na Cadeia da Carne Bovina (SAEBov), busca prover informações sobre a distribuição e a evolução do rebanho bovino de corte no Brasil e suas relações com os componentes da cadeia produtiva.

O SAEBov é destinado a entidades ligadas à cadeia produtiva de carne bovina: produtores (associações, cooperativas, sindicatos, etc.), órgãos públicos e empresas privadas do setor. Entender as características deste setor e seus benefícios para a economia brasileira são estratégicos e ajudam o nosso país a se consolidar como potência no agronegócio mundial.

No SAEBov as informações dos componentes da cadeia de produção são georreferenciadas para todo o território nacional. Ele permite o cruzamento de dados em diversas perspectivas, relacionando – e gerando – estatísticas sobre os dados da produção com as empresas processadoras da produção (frigoríficos). Possibilita visualizar a infraestrutura de transporte atual e prevista por investimentos públicos e privados, permitindo direcionar as políticas públicas do setor para áreas que necessitem de maior atenção.

Benefícios:

• Destaca os principais municípios produtores do país;

• Permite o planejamento do escoamento da produção através da visualização da infraestrutura de transporte atual e prevista;

• Indica a evolução da produção em regiões desejadas;

• Possibilita análises das tendências de expansão da produção;

• Classifica a capacidade de processamento dos frigoríficos;

• Ressalta os investimentos em transportes do governo federal nas regiões produtoras;

• Determina as distâncias entre frigoríficos e municípios que mais produzem;

• Ilustram as rotas próximas às centrais de distribuição da produção;

• Visualização espacial de cenários sobre a cadeia produtora;

• Subsidia a tomada de ações de melhoria na cadeia produtiva da carne bovina.

Utilizando o SAEBov, verificou-se que em 1991 o rebanho bovino na região Norte representava 10% do total nacional, e em 2011 esse percentual dobrou. A região Norte possui alguns dos principais municípios produtores, mas com limitações de acesso a frigoríficos para processamento da produção. A região Centro-Oeste, em especial Mato Grosso, se mantém como uma das maiores regiões pecuárias do país com a instalação de grandes frigoríficos. A região teve um aumento de 48 milhões para 72 milhões de cabeças de gado entre 1991 e 2011 e, nesse período, o rebanho triplicou no Mato Grosso. Na região Nordeste, a produção decaiu percentualmente no período de 1991 a 2001 e pouco evoluiu até 2011. No Sul e Sudeste o rebanho bovino está estabilizado desde 1991.

Os investimentos do governo federal em rodovias e ferrovias beneficia a infraestrutura de transporte de grande parte das áreas de produção de bovinos de corte no país. Como exemplo, as melhorias das condições de trafegabilidade da BR-163, que corta a região Centro-Oeste de norte a sul, e sua ligação com a BR-262 e a BR-267, que também receberão investimentos, contribuirão para o escoamento da produção através do estado de São Paulo e a exportação no Porto de Santos.

Rodovias Federais

Wilson Anderson Holler

Wilson Anderson Holler

Engenheiro cartógrafo, analista GIS, supervisor do Núcleo de Análises Técnicas da Embrapa Gestão Territorial

wilson.holler@embrapa.br

Paulo R. R. Martinho

Paulo R. R. Martinho

Engenheiro Agrônomo, Msc.Analista GIS na Embrapa Gestão Territorial

paulo.martinho@embrapa.br

Claudio A. Spadotto
Claudio A. Spadotto

Engenheiro Agrônomo, Ph.D.Gerente Geral da Embrapa Gestão Territorial

claudio.spadotto@embrapa.br

Marcel Martins
Marcel Martins

Graduando em Engenharia Agrícola pela Unicamp.Estagiário na Embrapa Gestão Territorial

marcel.martins@aol.com