O Governo do Estado de Tocatins reuniu, na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), representantes e gestores de 16 instituições do setor públicas estadual, na última terça-feira (26/02), para apresentar as facilidades e os benefícios do sistema de geoprocessamento de dados, que será implantado nessas Pastas. Na ocasião, foram iniciadas as orientações e apontado o comprometimento necessário aos órgãos, para esta que será mais uma etapa de investimentos do Governo do Tocantins para modernização da gestão.

Governo do Tocantins inicia implantação da plataforma ArcGISNo decorrer do encontro foram apresentados os objetivos, o suporte que será disponibilizado pela Imagem, os modelos que poderão ser adotados e a abrangência da plataforma ArcGIS que poderá hospedar múltiplos sistemas, que no caso da Semades também irá compor o Centro de Inteligência e Monitoramento Ambiental.

O secretário da Semades, Alan Barbiero, esclareceu a importância do comprometimento de todos os técnicos e seus respectivos gestores, falou da perspectiva de funcionamento e adiantou que será priorizada a implantação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), nos próximos 90 dias. “A perspectiva do Governo é desenvolver essa plataforma, para todas as instituições com maior brevidade possível. Com esse sistema a gestão pública do Estado poderá contar com um banco de dados georeferenciados, que irá auxiliar os tomadores de decisão. E cada órgão integrante terá facilidade em cruzar dados de sistemas existentes, para obterem resultados decisivos”, afirmou Barbiero.

O subsecretário de Tecnologia da Informação, Francisco Martins, disse que esse trabalho agora está nos trilhos e de maneira geral a tecnologia da informação vai poder fornecer bons frutos para sociedade. “É uma mudança muito forte de paradigma nas decisões governamentais, nos resultados e nos benefícios à população”, avaliou Martins.

De acordo com a diretora geral de Meio Ambiente e Florestas da Semades, Marli Santos, esse momento pode ser considerado um marco na gestão governamental. “Após um longo período de paralisação, retomamos nesse governo a implantação desse sistema. Agora avançamos para um momento em que as diversas bases de informações poderão ser cruzadas e seus resultados servirão como base para os gestores e os tomadores de decisão”, ponderou a diretora.

O diretor de Operações da Imagem, Márcio Santana, apresentou um escopo do contrato de licenciamento corporativo do Estado do Tocantins e afirmou que “Considerando os benefícios e possibilidades da plataforma ArcGIS, o Estado irá obter um amplo acesso à mais avançada tecnologia de obtenção, gestão e armazenamento de dados”.

O contrato de licenciamento corporativo do Estado do Tocantins terá um prazo de 36 meses para ser concluído e poderá ser prorrogado de acordo com a necessidade de cada Secretaria. De acordo com o contrato firmado com a Seplan, além da Semades estão entre as 16 instituições, Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), a Secretaria de Habitação, Secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano, Secretaria da Saúde (Sesau), Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria da Educação (Seduc), Instituto de Terras Estado do Tocantins (Itertins), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Defesa Civil, Corpo de Bombeiro e Polícia Militar.