Resumo de vagas MundoGEOO Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Analista de Geoprocessamento. Segundo informações da instituição, o Analista de Geoprocessamento desenvolve atividades de suporte para a equipe envolvida com projetos de Agricultura Sustentável onde contribui na geração de informações espaciais para a orientação do planejamento à equipe da TNC. Isto pode incluir as seguintes funções: desenvolvimento de metodologias para mapeamentos e classificação de uso e cobertura do solo; manutenção e alimentação de bases de dados geográficas; produção de mapas e/ou outros produtos gráficos e relatórios; fornecimento de informações geográficas relativas ao programa e projetos a colegas e parceiros; suporte técnico e treinamento de programas e/ou ferramentas de geoprocessamento utilizados pelos técnicos de conservação e/ou parceiros da TNC. As qualificações básicas desta vaga incluem mestrado, especialização ou bacharelado nos cursos superiores de geografia, cartografia, engenharia florestal, agronomia, biologia e afins, e experiência profissional nas áreas de geoprocessamento e meio ambiente; experiência na construção e manutenção de bancos de dados geográficos; experiência na condução e execução de vários projetos, na elaboração de analises espacial e produção de mapas e /ou outros produtos gráficos e relatórios, em desenvolver e conduzir treinamentos; experiência com ArcGIS (versão 9.3 ou mais recente), Erdas e/ou Envi. O profissional selecionado estará envolvido em vários projetos, com diferentes variáveis, e deverá atender às tarefas dentro dos prazos estipulados; resolverá problemas complexos independentemente, quando necessária irá consultar colegas e/ou supervisor; desenvolverá estratégias de resolução de problemas e aplicará soluções. O profissional trabalhará de forma independente em geral, trabalhando com o supervisor quando necessário, e trabalhará mais próximo ao supervisor em questões prioritárias para os projetos ou as metas do programa em geral.
Empresa: The Nature Conservancy (TNC)
Local: Brasília (DF)
Contato: Os currículos deverão ser encaminhados para o email mribeiro@tnc.org até 22 de março de 2013. Caso sejam encaminhados fora do período mencionado não serão considerados. Os e-mails devem estar com o assunto “Analista de Geoprocessamento” e carta de apresentação no corpo do e-mail.

Cargo: Assistente de Geoprocessamento. Para esta posição é necessário ter curso técnico na área de geografia ou estar cursando ensino superior. O profissional selecionado irá, com base em diversas fontes de informação, fazer correções no mapa apontadas por clientes por meio de reports.Os benefícios incluem vale transporte e refeição e seguro de vida.
Empresa: Manpower
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interresados devem enviar currículo para luci.santos@manpower.com.br

Cargo:  Líder de Produção. A empresa exige formação superior nos cursos de engenharia cartográfica ou agrimensura, e conhecimentos em aerofotogrametria, geodésia, processamento digital de imagens (PDI), plataformas Inpho (Match-AT, T, DTM, OrthoBox), AutoCAD Civil3D, ArcInfo e MSProject. Conhecimentos em Lidar, batimetria, cadastro, plataformas Erdas, Microstation, e domínio do idioma inglês são considerados desejáveis. O profissional atuará liderando a equipe de produção, fazendo interface com os demais departamentos e líderes, análise da qualidade do serviço, controle e implantação de metas, evolução do workflow e demais atividades de escritório destinadas a produção. A contratação será imediata, em regime CLT, e inclui benefícios.
Empresa: Hiparc Geotecnologia
Local: Vitória (ES)
Contato: Interessados devem encaminhar currículo para curriculo@hiparc.com, com o assunto “LIDER_PROD-VT”.

Cargos:
1) Analista de Geoprocessamento. É necessário ter bom domínio de ArcGIS, conhecimento sólido de SIG, conhecimento de Access e Excel. A função exige ser o responsável pela realização de análise espaciais, checagens de qualidade e suporte para a operação de uma forma geral.
2) Gerente de Projeto, com experiência em gestão de projeto (preferencialmente com experiência anterior em projetos de geoprocessamento e/ou desenvolvimento software). Conhecimentos da metodologia PMI é um diferencial.
3) Coordenador de Qualidade é necessário ter sólido conhecimento de SIG, domínio de ArcGIS, Access e Excel. Experiência em coordenação de atividades e preferencialmente contato prévio com análise de qualidade em base de dados espaciais. Segundo a empresa, é um perfil técnico, mas com várias atividades de nível gerencial.
Empresa: Empresa multinacional
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem enviar currículo para tiagorecrutamento@yahoo.com.br

Cargo:  Analista em Geoprocessamento. As atividades serão desenvolvidas no setor de consultoria interna da empresa, com o intuito de promover novos processos e produtos em todas as áreas de atuação da cartografia. Os requisitos necessários para se candidatar são: graduação em qualquer área correlacionada a cartografia; conhecimento nos seguintes softwares: AutoCAD, ArcGIS, GlobalMapper e Photoshop. A remuneração é a combinar
Empresa: Topocart
Local: Brasília (DF)
Contato: Interessados devem enviar currículo para recrutamento@topocart.com.br

Cargos:
1) Gerente de Contas Corporativas.  Ensino Superior em Geologia, Geografia, Engenharia Cartográfica, Civil, Ambiental ou correlatos. O profissional irá gerenciar um determinado conjunto de contas de clientes, prospectar continuamente em contas nomeadas para identificar e fechar novas oportunidades de vendas. Implantar o processo de vendas e utilizar constantemente o CRM para gerenciar contas nomeadas e oportunidades por cada fase do processo de venda para atingir as metas de vendas. Trabalhar próximo aos engenheiros de solução (pré-vendas) da imagem para entender os requisitos do cliente e auxiliar na formulação de soluções de SIG apropriadas. Identificar e desenvolver a equipe de vendas apropriada (engenharia de solução, parceiros de negócios, treinamento e profissional services) para fechar negócios de forma eficaz, dentro das contas nomeadas e garantir o sucesso do cliente. Promover o sistema SIG e visão da plataforma nas contas nomeadas. Oferecer suporte para clientes da empresa com conhecimento sobre os produtos, serviços e assistência nos usos das melhores práticas SIG. Promover e aumentar a comunidade de usuários em contas nomeadas, participar em eventos, grupos de usuários e lançamentos importantes de software ao longo do país / região. Experiência em gerenciamento de contas de software. Vivência em produtos SIG (desejável ArcGIS), oportunidades SIG ou vendas em tecnologia da informação.  Conhecimentos gerais em hardware, software e redes de computadores. Conhecimentos em Microsoft Office e técnicas de vendas (Archive Global, Sales Solution etc). Desejável conhecimentos em ArcGIS Desktop, Geodatabase Management e Enterprise. Os benefícios consistem em: incentivo de idiomas, pós-graduação / MBA, Participação nos lucros, Tíquete-refeição, Vale-transporte, Assistência médica e odontológica.
2) Analista de Negócios GIS. O candidato deve  ter ensino superior completo em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou áreas correlatas. Para esta vaga é necessário ter experiência na área comercial em pré-venda, apoio, desenvolvimento de novos negócios e atendimento a necessidades apontadas pelo departamento. Conhecimentos sobre as características, processos, produtos, serviços e dos mercados das áreas de negócios Esri completam os requisitos mínimos.O profissional selecionado será responsável por estruturar a abordagem da solução, identificar a real necessidade do negócio do cliente, analisar a lacuna (gaps) existente, avaliar o requisito e a alternativa de desenvolvimento; garantir que o recurso necessário esteja organizado, estruturar e realizar o Business Case da solução, identificar o ponto crítico e propor a alternativa de melhoria; avaliar a solução proposta, determinar a aderência ao requisito da parte interessada, a solução e o documentando a informação relevante; validar a melhor alternativa junto ao cliente, controlar e documentar o requisito da solução, garantindo a sua rastreabilidade e a possibilidade de reutilização. Ainda, deverá negociar a solicitação de mudança (change requests) junto ao cliente, parceiro e a equipe, sempre que necessário; desenvolver a visão para a solução técnica, realizar o dimensionamento básico de arquitetura de solução e entender o negócio do cliente; elaborar a proposta técnica ao cliente, efetuar o levantamento de requisito e definir o caso que envolve o desenvolvimento de funcionalidade; customizar o ambiente Web (flex, Silverlight ou JavaScript) padrão para demonstração junto ao cliente. Será ainda responsável por otimizar o ambiente desktop com uso do Model Builde; preparar e conduzir a apresentação de solução com a tecnologia Esri em evento; demonstrar como o SIG traz valor ao negócio para tratar o desafio de negócio crítico enfrentado pelo cliente; efetuar o levantamento de requisito para elaborar a proposta de estruturação de banco de dados; elaborar a documentação técnica sobre a tecnologia e o processo utilizado, traduzindo o requisito do cliente na visão da plataforma SIG e do requerimento de sistema; criar um ambiente propício a geração de nova oportunidade; apoiar o cliente da Esri com a perícia do produto e auxiliar na melhor prática.
Empresa: Imagem – Soluções de Inteligência Geográfica
Local: Brasília (2 vagas) e São José dos Campos (1 vaga)
Contato: Interessados enviar currículo para veuzebio@img.com.br e cadastrar-se na página da vaga.

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Professor Visitante junto ao Departamento de Geografia, no Campus Universitário Darcy Ribeiro. A oportunidade da vaga é para profissionais com doutorado na área de Geografia Física. O salário será de R$ 4.300,00 em jornada de 40h semanais. Esta seleção terá a validade de seis meses, contando a partir da data da publicação do edital de homologação de resultado final no DOU.
Instituição: Universidade de Brasília (UnB)
Local: Brasília (DF)
Contato: Interessados na vaga devem efetuar a inscrição de 18 a 22 de março, no Departamento de Geografia (CSS 501, ACSS 612 módulo 23, subsolo, ICC Ala Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte), das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Os candidatos deverão apresentar curriculum vitae devidamente comprovado.

Cargos: 422 vagas de reposição de pessoal e 314 vagas para substituição de terceirizados, dentre elas 2 são para Engenheiros Agrônomos e 3 para Geógrafos. A responsabilidade pela realização destes concursos caberá ao Ministério da Agricultura, que deverá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos. O provimento de cargos, no entanto, dependerá de prévia autorização do Ministério do Planejamento e Gestão (Mpog).
Instituição: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Contato: O prazo para a publicação dos editais de abertura dos concursos públicos é de até seis meses.

Cargo: Professor substituto de Cartografia e Geoprocessamento. Para ocupar esta vaga é exigido que o candidato tenha mestrado em Engenharia, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Oceanografia, Geologia ou Biologia. O regime é de 40 horas semanais.
Empresa: GAG – Departamento de Análise Geoambiental
Local: Niterói (RJ)
Contato: Interessados devem se inscrever no endereço https://sistemas.uff.br/cpd, de 25 de março a 3 de abril.

Cargos: Pesquisador/Assistente de Pesquisa nas áreas de Geointeligência. Também estão disponíveis vagas nas áreas de Aerodinâmica, Aerodinâmica e Combustão, Laser/Fotônica, Propulsão Hipersônica e Sistemas Térmicos; Tecnologista Pleno para áreas de Aeronáutica, Computação, Elétrica/Eletrônica, Ensaios não Destrutivos, Física de Plasmas, Gerência de Projetos, Mecânica, Meteorologia, Normalização Técnica, Qualidade, Qualidade e Metrologia, Química e Proteção Radiológica; Tecnologista Júnior nas áreas de Aeronáutica, Elétrica/Eletrônica, Eletrônica, Engenharia Civil, Engenharia de Telecomunicações, Materiais, Mecânica, Mecatrônica, Meteorologia, Qualidade e Química; e Analista em C&T Júnior para atuação nas áreas de Administração, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Fonoaudiólogia, Nutrição, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.
Instituição: Aeronáutica
Local: Natal (RN), São José dos Campos (SP) e São Luis (MA)
Contato: As inscrições poderão ser realizadas após as 10h00 horas do dia 18 de março até as 16h00 horas do dia 23 de abril (horário oficial de Brasília) exclusivamente pela internet, através do site: http://www.vunesp.com.br/

Cargos: Analista Técnico Engenharia Plena, Analista Técnico Agronomia.
Instituição: C
onselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe – CREA/SE
Local:
Sergipe
Contato:
Inscrições até 7 de abril em www.institutocidades.org.br

Cargo: Concurso público com 13.771 vagas para professores, sendo várias para geografia.
Instituição:
Governo do Paraná
Local:
Curitiba (PR) e outras cidades do estado
Contato:
Inscrições até 9 de abril em www.pucpr.br/concursos

Cargos: Disponíveis 72 vagas para atuação na Petrobras. As vagas são para consultores e técnicos para atuar no segmento de energia, óleo e gás, no Rio de Janeiro.
1)
Consultor pleno offshore e Consultor pleno onshore – Para estas vagas, os candidatos devem ser graduados em Administração ou Engenharia com especialidade em civil, elétrica, instrumentação, automação, produção ou mecânica. É desejável possuir cursos dos aplicativos MS Office, PowerPoint e MSProject. Os profissionais devem ter experiência em consultoria de sistema de gestão da qualidade, ter recebido treinamento e obtido aprovação para execução de auditorias em sistema de gestão da qualidade conforme a norma ISO9001 (Lead Assessor), ministrado por entidades reconhecidas nacional ou internacionalmente e credenciadas por organismo competente (Inmetro, IRCA, ou equivalente). É desejável também experiência em projetos de desenho de processos e especificação e implantação de sistemas. Outra oportunidade nesta área é para profissionais que possuam experiência em implantação de gestão integrada em projetos industriais ou petroquímicos como operação, construção&montagem, modificações e reparos navais, manutenção, inspeção e pendências de conformidade legal. É necessária a vivência em projetos de planejamento integrado e experiência em otimização da produtividade de processos ligados as atividades industriais ou petroquímicas.
2)
Consultor de Planejamento e Consultor de projeto – Para essas ocupações, os profissionais dever ser graduados em Engenharia, Economia, Administração, Estatística, Ciências da Computação ou correlatas ou Ciências Contábeis. Os interessados devem possuir cursos de extensão em planejamento e conhecimentos dos softwares MS Office e Ms Project. Dentre as atividades em que o profissional será envolvido estão: preparação e execução do planejamento do seu escopo de trabalho, entregas do projeto dentro dos prazos e padrões estabelecidos e validação das informações dos seus produtos com o líder e com o cliente.
3)
Técnico de planejamento offshore e técnico de planejamento onshore – Para estas áreas de atuação, os candidatos devem ter disponibilidade para prepararem e executarem o planejamento do seu escopo de trabalho e entregar os projetos dentro dos prazos e padrões estabelecidos. Também é necessário que tenham vivência com execução na área de planejamento de manutenção corretiva e preventiva.
4)
Técnico de planejamento e técnico de projetos – Entre as atividades em que os profissionais atuarão nesta ocupação, estão preparação e execução do planejamento do seu escopo de trabalho e entrega dos projetos dentro dos prazos e padrões estabelecidos.
Instituição:
TOTVS Consulting
Local:
Rio de Janeiro (RJ)
Contato:
Enviar currículo até 31 de março para energia.selecao@yahoo.com, e se cadastrar na seção Trabalhe Conosco do site da companhia (www.totvs.com.br)

Estágios

Cargo: Geografia (a partir do 5° semestre). Para candidatar a esta vaga, o candidato de ter experiência em software de cartografia, Geoprocessamento e CAD. Desejável noções de projeções cartográficas, sensoriamento remoto e dados vetoriais georreferenciados. O estagiário irá auxiliar na geração e manutenção da base de dados geográficos utilizando ferramentas GIS DESKTOP e WEB GIS OPEN SOURCE e ESRI; Geocodificação de endereços, desenvolvimento de layout para impressão de mapas usando ARCGIS, validação de dados tabulares. A bolsa auxílio é de R$ 650,00 + VT + VR + possibilidade de efetivação, com horário das 07h às 13h.
Empresa: Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS)
Local: Navegantes, Porto Alegre (RS)
Contato: Interessados devem enviar o currículo atualizado para ritaalves.selecao@abrhrs.org.br com assunto “107078 MUNDOGEO”.

Oportunidades

Licitação: Prestação de serviço de cartografia, cadastro técnico multifinalitário e geoprocessamento.
Instituição: Prefeitura de Veranópolis
Local: Veranópolis (RS)
Contato: A licitação ocorrerá em 28 de março de 2013, às 9h. Mais informações em www.veranopolis.rs.gov.br. Mais informações também estão disponíveis através de: igd@geodireito.com

Licitação: Prestação de serviço de cartografia digital, cadastro técnico multifinalitário e geoprocessamento e mapeamento rural.
Instituição: Prefeitura de Bom Princípio
Local: Bom Príncipio (RS)
Contato: A licitação ocorrerá em 26 de março de 2013, às 9h. Outras informações em site www.bomprincipio.rs.gov.br. Mais informações também estão disponíveis através de: igd@geodireito.com


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.