A Nasa e a Agência Geológica dos Estados Unidos (USGS) disponibilizaram as primeiras imagens da Missão Landsat de Continuidade de dados (LDCM em inglês). O satélite foi lançado no dia 11 de fevereiro, e marca a continuidade do programa Landsat, que desde 1972 gera dados sobre a superfície da Terra. O novo satélite é chamado de LDCM, sendo o oitavo aparelho da série Landsat.

As imagens adquiridas em cor natural mostram a região de Wyoming, no Colorado. O LDCM obteve as imagens no dia 18 de março. Desde o lançamento, o satélite vem passando por testes em órbita. A equipe de operações da missão concluiu a revisão de toda a estrutura principal e subsistemas de instrumentos, e realizou várias manobras espaciais para verificar a capacidade de precisão dos instrumentos.

Os dois sensores do satélite coletaram dados simultaneamente sobre o mesmo terreno. O aparelho OLI coleta a luz refletida na superfície da Terra em nove regiões diferentes do espectro eletromagnético, incluindo faixas de luz visível e bandas do infravermelho próximo e de ondas curtas de infravermelho, que vão além da visão humana. Já o sensor TIRS recolhe dados em duas bandas de comprimento de onda de infravermelhos térmicos, através do calor emitido a partir da superfície.

Nasa revela imagens do novo satélite Landsat
Diagrama ilustra como as imagens feitas com o Landsat 8, em diferentes comprimentos de onda, podem ser combinadas para criar uma imagem. Crédito: Nasa's Goddard Space Flight Center

Ao olhar para combinações de bandas diferentes, os cientistas podem distinguir as características sobre a superfície da Terra. As aplicações incluem florestas e como elas respondem a perturbações naturais e de origem humana; além da saúde das culturas agrícolas e a quantidade de água que elas usam.

Após a fase de testes, o LDCM irá iniciar suas operações normais em maio, quando a Nasa entregar o controle do satélite para a USGS, que irá operá-lo ao longo da sua vida planejada de cinco anos. O satélite será renomeado então para Landsat 8. A USGS irá processar os dados dos sensores OLI e TIRS e adicionar para o arquivo de dados Landsat, onde serão distribuídos gratuitamente através da internet.

Imagem do Landsat mostra a área de "Great Plains", no estado do Colarado. As imagens foram criadas usando dados da banda termal do sensor TIRS. Superfícies mais quentes aparecem em cinza claro para branco na imagem térmica, enquanto áreas mais frias aparecem do cinza escuro ao preto. Nuvens na atmosfera superior são mais escuras, e aparecem em preto contra o fundo mais claro da superfície quente do solo. Crédito: USGS/NASA Earth Observatory

Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.