GalileoCom a cooperação do Centro Europeu de Operações Espaciais (Esoc) da Agência Espacial Europeia (ESA), localizado em Darmstadt, Alemanha, foram realizados com sucesso os testes de aceitação do Protocolo SLE (Space Link Extension), implementado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para transferência de dados espaciais.

As atividades, nos dias 21 e 22 de março, envolveram as equipes do Centro de Controle de Satélites, em São José dos Campos (SP), e da Estação de Rastreio e Controle de Cuiabá, ambas ligadas ao Centro de Rastreio e Controle (CRC) do Inpe.

“A ESA disponibilizou sua Estação Terrena de Referência para os testes, que serviram para exercitar a transferência bilateral de dados de telemetria e telecomando (interoperabilidade) entre o Inpe e o Esoc  usando o Protocolo SLE”, explica Pawel Rozenfeld, chefe do CRC/Inpe. “O sucesso destes testes propicia, como passo seguinte, a realização de testes de transferência de dados reais de telemetria e telecomando entre o Centro de Controle de Satélites da ESA e seus satélites em visibilidade das Estações Terrenas do Inpe e, reciprocamente, entre o Centro de Controle de Satélites do Inpe e seus satélites em visibilidade das Estações Terrenas da ESA.”

CRC/Inpe

O Centro de Rastreio e Controle (CRC) realiza a operação em órbita dos satélites desenvolvidos pelo Inpe ou em cooperação com instituições estrangeiras. O Centro está capacitado, ainda, a dar suporte a missões espaciais de terceiros. É composto pelo Centro de Controle de Satélites (CCS) em São José dos Campos (SP), pela Estação Terrena de Cuiabá (MT), pela Estação Terrena de Alcântara (MA), bem como pela rede de comunicação de dados e voz que conecta os três locais.

Fonte: Inpe


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.