Com o ambicioso objetivo de registrar 5,4 milhões de propriedades rurais até 2014, o Ministério do Meio Ambiente dá um grande passo para criar uma nova cultura de compartilhamento de dados no Brasil

Satélite_MundoGEO 71Imagine um país onde qualquer cidadão pode acessar uma base de dados, fazer uma pesquisa por uma propriedade rural, obter imagens de satélite detalhadas sobre a área de preservação ambiental na região de interesse, tudo isso online. Ainda, uma nação na qual os diversos órgãos do governo que têm interesse na área ambiental acessem uma mesma base de dados, compartilhem seus mapas e apresentem à sociedade números confiáveis sobre a sustentabilidade da atividade agrícola e florestal.

Espera-se que este seja o Brasil de 2014, um país que conhecerá como o solo está sendo usado e para onde devem apontar as políticas públicas para fomento da agricultura, monitoramento ambiental, resposta aos efeitos das mudanças climáticas, entre outras ações que só serão exequíveis a partir do amplo conhecimento da realidade das propriedades rurais.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) reuniu em Brasília, no fim de 2012, representantes estaduais e entidades governamentais e civis em um grande mutirão com a meta de identificar e registrar cada um dos 5,4 milhões de imóveis rurais até o fim de 2014. Na ocasião, foram assinados nada menos do que 14 Acordos de Cooperação Técnica para implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).


Este artigo é a matéria de capa da MundoGEO 71, edição mais recente da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Saiba tudo sobre o Cadastro Ambiental Rural na matéria de capa da MundoGEO 71.

Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO impressa! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.