OGCO Consórcio Geoespacial Aberto (OGC em inglês) anunciou a abertura do “Student Map App Challenge“, um concurso para estudantes com habilidades em programação e interesse em mapas e em serviços de localização. A competição é patrocinada pela Google, um dos membros principais do OGC.

No contexto do concurso, o OGC afirma que seus padrões abertos aumentam o potencial da “Web espacial”, criando oportunidades para que desenvolvedores de aplicativos possam disponibilizar todos os tipos de informação de localização para os usuários, independente da plataforma. O OGC lançou a competição para tornar alunos empreendedores conscientes do enorme potencial social e comercial destes padrões abertos.

Os três candidatos vencedores receberão prêmios e a oportunidade de ter suas aplicações em destaque no site do OGC e em outros canais de mídia. O vencedor que ficar em primeiro lugar irá:

• Receber o prêmio nas reuniões do OGC ao redor do mundo em 2014, com despesas de viagens, acomodações e refeições pagas;
• Receber um Tablet Nexus doado pela Google;
• Receber uma adesão de dois anos para a instituição acadêmica do aluno;
• Ter uma página específica no site do OGC e ser citado em um comunicado de imprensa do Consórcio.

Os aplicativos podem fazer uso de centenas de fontes de dados e mapas dos setores público e privado  que são acessíveis através dos padrões OGC. Os dados podem ser relacionados s clima, navegação, demografia, sensores, webcams, estabelecimentos comerciais, hidrologia, estatísticas de acidentes e muitos outros tipos de dados.

A página do concurso na internet fornece ferramentas de pesquisa que podem ser usadaspara encontrar estes dados. A maioria não têm restrições para o uso e, assim, oferecem inúmeras oportunidades para aplicações de mapeamento e aplicativos de serviços de localização.

Os estudantes interessados devem se inscrever até 15 de junho de 2013 e apresentar as suas aplicações até 15 de julho. Os competidores e o público serão notificado dos resultados em 30 de agosto de 2013.


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.