A Topocart, empresa com sede em Brasília (DF) especializada em engenharia cartográfica executando levantamento por aerofotogrametria, laser, topografia e geodésia, assinou no final de março contrato com o Instituto Pereira Passos (IPP), para a execução de base cartográfica multifinalitária da cidade.

Topocart irá executar o mapeamento cadastral do Rio de Janeiro
Crédito: Topocart

O mapeamento será feito na escala 1:2.000 (área urbana/comunidades de baixa renda) por restituição aerofotogramétrica digital e geração de ortofotos na escala 1:10.000, visando a atualização da base cartográfica de toda área municipal.

Os serviços vão abranger 650 km² da área urbana e 1.250 km² da área do município. Essa atualização permitirá uma precisa identificação das áreas de expansão urbana – unidades construídas, malha viária, crescimento de favelas e loteamentos, entre outros – sendo certo que quanto mais precisas e detalhadas as informações, melhor será o planejamento e a gestão territorial.

A base cartográfica será utilizada para atualizar o Sistema de Informações Geográficas (GIS) da PCRJ, possibilitando armazenar e representar visualmente dados espaciais e informações dos diversos órgãos municipais, visando à construção de um cadastro técnico multifinalitário, que possibilite a troca de informações, melhorando o planejamento e o nível de qualidade dos serviços prestados à população.

Segundo a Topocart, a preocupação em ter uma base cartográfica sempre atualizada associada a um GIS moderno e disponível para todos os órgãos demonstra a visão de futuro dos técnicos da Prefeitura e suas ações assertivas no planejamento da cidade que, além de ser rota do turismo mundial, precisa estar apta a receber os próximos grandes eventos internacionais: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O Instituto Pereira Passos (IPP Rio) é uma autarquia da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro que tem como missão prover subsídios para o aprimoramento das políticas públicas na cidade. Para isso, realiza atividades em três dimensões principais: fomento à reflexão e produção de conhecimentos sobre a cidade; produção e difusão de informações estatísticas, cartográficas e georreferenciadas do município; desenvolvimento e coordenação de programas estratégicos para a Prefeitura.


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.