Vagas no setor geoO Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Analista de Sistemas GIS. O candidato deve ter curso superior completo em sistemas de informações, ciência da computação, engenharia de sistemas e afins, e conhecimentos de metodologia de desenvolvimento de software. Será muito valorizada a experiência em soluções GIS para empresas de utilities. O contratado terá a seu cargo atividades de análise de sistemas de informação geográfica (GIS) em projetos de meio e grande porte, e apoio às atividades comerciais da empresa. Especificamente: aplicação de metodologia de engenharia de software; realizar levantamento de requisitos com usuários; produção de Desenhos Funcionais de aplicações GIS; produção de Planos de Testes Funcionais; execução de processos de qualidade de software; utilizar ferramentas de controle de versões; redigir documentos técnicos necessários no processo de desenvolvimento; oferecer treinamentos técnicos e treinamentos de usuários finais; apresentação comercial de produtos e serviços GIS da empresa; especificação técnica de escopo de projetos em fase de pré-venda. A empresa exige experiência mínima de 3 anos como Analista de Sistemas, um ano como desenvolvedor, e no mínimo um ano em projetos de software GIS. Experiências em uso de metodologias e geração de documentos serão altamente valorizadas, assim como participação em projetos de abrangência corporativa. Experiência na estruturação e carga de dados em ambiente GIS também é exigida. O contratado se reportará diretamente ao Gerente de Projetos.
Empresa: Nip do Brasil, empresa do Grupo Espanhol NIP, S.A.
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados devem enviar currículo para jose.valdivia@nipsa.es aos cuidados de José Valdivia.

Cargo: Formador de Topografia e sistemas de informação geográfica. Para concorrer a esta vaga, o candidato deve possuir experiência comprovada na área e enviar currículo e CAP atualizados.
Empresa: Empresa na área de Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais
Local: Portugal
Contato: Os interessados deverão enviar o currículo e CAP para o e-mail “formacao_cv@qualitividade.pt” e deverão responder usando a referência “Ref. 2013/00136 – Procura-se formador Topografia e sistemas de informação geográfica” (a não utilização da referência no assunto é fator eliminatório).

Cargo: Engenheiro de Sistemas de Informações. Para concorrer a esta vaga, o candidato tem que ter Graduação ou Mestrado em Engenharia de Informação ou equivalente; ter 3 anos de experiência em desenvolvimento Web Net; habilidades em ASP.NET (3.5) com formulários web e SQL Server 2008; conhecimento em GIS (seria reconhecido); boa interpretação e comunicação com as equipes de jovens e multidisciplinar e inglês fluente.
Empresa: Empresa multinacional
Local: Lisboa (Portugal)
Contato: Interessados na vaga ou para mais informações sobre a oferta, devem enviar currículo para mara.caeiro@kellyservices.pt (+351 218428590).

Cargo: Vagas para atuar na área de Laser Aerotransportado (LIDAR). A empresa busca técnicos com experiência em manipulação de dados laser (nuvem de pontos) e com conhecimento nos aplicativos da TerraSolid (TerraScan e TerraModeler).
Empresa: Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos S.A
Local: Curitiba (PR)
Contato: Enviar currículo para brunocunha@engefoto.com.br

Cargo: Analista Desenvolvedor Smallworld. O candidato deve ter formação superior concluída em Ciência da Computação e/ou áreas correlatas. Também deve ter conhecimento do software Smallword (SWAF) e em EO, DM, SBI, GSS, SBI e Magik. As atividades desta posição incluem: definir o desenho da arquitetura, integrações e migração; definir em conjunto com a frente funcional, o desenho das configurações e funcionalidades; responsabilizar-se pelos desenvolvimentos referentes a migração e interface; responsabilizar-se pelas atividades de DBA; responsabilizar-se pelas ações da equipe de infraestrutura; garantir cumprimento de requisitos de prazos, custos e qualidades; garantir que seja produzida a documentação técnica do sistema; monitorar e controlar a execução das atividades de desenvolvimento conforme métricas e processos estabelecidos no projeto; avaliar e mitigar sistematicamente os riscos.
Empresa: Axxion
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Interessados devem encaminhar currículo com pretensão salarial para axxiom.rh@axxiom.com.br, especificando no assunto “Analista Desenvolvedor Smallworld”

Cargo: Vaga para engenheiro cartógrafo ou agrimensor. Empresa que atua na elaboração e fiscalização de projetos de engenharia e em planejamento territorial busca engenheiro cartógrafo ou agrimensor para acompanhar as terceirizações de serviços topográficos e geodésicos. As principais funções do cargo são assessorar gerentes de projeto sobre questões ligadas à cartografia e realizar pequenos serviços em campo ou escritório. O candidato deve se sentir apto a realizar as seguintes atribuições de seu cargo: definir requisitos e metodologia para levantamentos, executar o controle de qualidade, manter o cadastro de fornecedores, apoiar a negociação e contratação de serviços topográficos, elaborar plantas e memoriais descritivos, realizar levantamentos e processar os dados com receptor GNSS, estação total ou nível, realizar operações de geoprocessamento e participar de reuniões de planejamento com o gerentes e clientes. Requisitos mínimos: Inscrição no Crea; Conhecimentos em topografia e geodésia, com no mínimo três anos de prática de campo; Conhecimentos e experiência com normas técnicas da área (NBR 13133, NTGIR); Conhecimentos avançados nos softwares AutoCAD Map 3D ou Civil; Bom conhecimento em um software de processamento de dados de estação total; Bom conhecimento em um software de processamento de dados GNSS; Bom conhecimento nos aplicativos e ferramentas do Microsoft Office;- Facilidade no aprendizado de novas ferramentas da área; Disponibilidade para viagens; Leitura em inglês técnico; Morar em Recife ou região metropolitana. Desejável: Inscrição no Incra; Conhecimentos em fotogrametria, tecnologia laserscan, cadastro técnico, sensoriamento remoto e SIG; Conhecimentos nos softwares Topcon Tools, Astech Solutions, ArcGIS; Inglês leitura e compreensão.
Empresa: Projetec
Local: Recife (PE)
Contato: Enviar currículo e pretensão salarial com o assunto: “Cartógrafo” através do RH da Projetec: rhprojetec@projetecnet.com.br

Cargo: Geógrafo ou Engenheiro Cartógrafo. O profissional selecionado será responsável pela elaboração de mapas temáticos para estudos ambientais no programa ArcGIS, levantamento de dados em órgãos governamentais, interpretação de imagens de satélite e fotos aéreas.A empresa exige experiência com os softwares ArcGIS, AutoCAD e conhecimento básico em Envi. Esta vaga conta com benefícios como vale refeição e transporte, convênio médico. A contratação será em regime efetivo (CLT).
Empresa: Empresa no setor de engenharnia
Local: Porto Alegre (RS)
Contato: Interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para curric.selecao@gmail.com com o assunto: “GEOENGENHARIA”, até dia 30 de abril.

Cargos:
1) Especialista em Geoprocessamento e Projetos. Para este cargo é necessário ter ensino superior completo em Agronomia, Geografia, Cartografia ou Agrimensura; conhecimentos dos softwares ArcGIS (essencial), Global Mapper, Google Earth, gerenciamento de banco de dados (SGBD), Spring OU Envi; pacote Office e domínio em Excel. Necessário ter experiência com ArcGIS, gerenciamento de dados, sensoriamento remoto e geoprocessamento. O profissional será responsável por: gerir e análise de projetos, utilizando técnicas de geoprocessamento, sensoriamento remoto e conhecimentos de agronegócios; garantir que todos os produtos sejam entregues no prazo previsto, dentro do processo metodológico e com alto nível de precisão das informações; atender clientes para esclarecimento de dúvidas e atendimento de demandas; gerenciar e monitorar dados especializados /coordenadas geográficas geradas pela área técnica de produção, garantindo a realização da análise da imagem, bem como análise de especial; implantar melhorias no processo; produzir manuais e métodos utilizados para otimização de tempo/ganho de qualidade/descrição de processos e operação, bem como atualizá-los
2) Analista de Geoprocessamento; Os resquisitos desta vaga são: superior completo em Geografia, Engenharia Cartográfica ou Agronomia; vivência nas áreas geoprocessamento e sensoriamento remoto; conhecimentos de análise ambiental; habilidades em estatística. São necessários ainda conhecimentos em pacote Office avançado, principalmente Excel; GPS; e nos softwares ArcGIS (essencial), Envi, Erdas e Global Maper. Nesta posição o profissional será responsável por pesquisar e criar metodologias com base em conhecimentos científicos publicados para aplicação nos projetos; orientar equipe técnica para utilização de metodologias/técnicas; verificar e padronizar dados públicos; avaliar e identificar  conformidades/inconformidades técnicas para tomada de decisão; apoiar a área de negócios na elaboração de propostas comerciais de acordo com a capacidade técnica.
3) Supervisor Técnico. Este cargo exige experiência com softwares de gerenciamento de dados e geoprocessamento (principalmente ArcGIS); superior completo em Geografia, Agronomia, Engenharia Cartográfica ou Engenharia Ambiental e conhecimento avançado em pacote Office. O profissional selecionado será responsável por apoiar a área comercial no entendimento e formatação de propostas que atendam área técnica de geoprocessamento/ sensoriamento remoto e tecnologia;  elaborar plano operacional para atendimento de projetos/contratos; identificar profissionais técnicos para assumir responsabilidades nos projetos, bem como contratar de parceiros/terceiros; oferecer suporte a equipe na execução de tarefas; garantir qualidade/consistência técnica no atendimento das demandas, bem como cumprimento de cronogramas e prazos; pela gestão de equipe, realizando acompanhamento no desempenho e atingimento de metas. O candidato deve prezar a qualidade e ter facilidade de interpretar dados, elaborar relatórios e utilizar de critérios analíticos; ter capacidade analítica; liderança de equipes com diferentes perfis técnicos.
4) Analista Comercial / Agronegócios. Nesta vaga é necessário ter ensino superior em Agronomia, Economia Agrícola ou Zootecnia, além de conhecimento em pacote Office avançado (principalmente Excel) e conhecimentos em agronegócios. Necessário gosto em manter-se atualizado na área econômica (atualização, dados de mercado),   capacidade de planejamento e organização e experiência na área comercial ligada a agronegócios ou áreas afins com conhecimento em agronegócios. Desejável atuação na área de marketing. O profissional será responsável por conduzir a prospecção de novos negócios, analisando a necessidade do cliente e transformá-las e soluções corporativas, utilizando de métodos baseados em geotecnologia; elaborar propostas comerciais a clientes na área de Agronegócios; acompanhar o ciclo de venda, desde a prospecção, fechamento, acompanhamento na implantação do projeto. Após, manter contato com o cliente e área de Gestão do projeto a fim de assegurar o cumprimento de todas as etapas, promover melhorias e garantir a satisfação do cliente. Irá trabalhar em parceria com a área de marketing, contribuindo na elaboração de textos técnicos, cases e outros, a fim de aumentar a visibilidade da empresa.
5) Analista Administrativo e Financeiro. Esta posição exige superior em Administração; desejável pós graduação na área financeira ou contábeis; e experiência na área administrativa financeira. Necessário ter conhecimentos avançados no pacote office, principalmente domínio em Excel. As atividades d este cargo são: faturamento/cobrança/contas à pagar e receber, envio de notas fiscais e boletos, acompanhamento de crédito e efetuar prorrogações e negociações de cobrança; cálculos, validações de retenções de impostos devidos (Cofins ,PIS, IRRF, ISS e outros); contato com a contabilidade: acompanhamento e conferência do processamento folha de pagamento, processos contábeis, reporte de recolhimentos (DARF/contribuição social e IRPJ, relatórios, atualização fiscal. Ainda, deverá realizar compra de materiais e equipamentos para escritório (matriz e filial, envolvendo pesquisa e análise de custos; ser responsável pela organização geral do escritório, administrando a prestação de serviços de profissionais (serviços de motoboy, limpeza, manutenção, pintura, ar condicionado etc.) receber e orientar novos funcionários quanto aos procedimentos de contratação.
Empresa: AgroTools Gestão e Monitoramento GeoEspacial de Riscos
Local: São José dos Campos (3 primeiros cargos) e São Paulo (cargos 4 e 5)
Contato: Para participar do processo seletivo, os interessados devem acessar este link, com as oportunidades da AgrooTools.

Concursos e Processos Seletivos

Cargos:
1)Professor temporário de Geotecnologias Aplicadas à Geografia. Requisitos: Bacharel  em  Geografia  ou  Engenharia  Ambiental ou  Engenharia Cartográfica ou Engenharia Agrícola.
2)Professor temporário de Geografia Física. Requisitos: Graduação  em  Geografia  (Bacharelado  ou  Licenciatura) e Mestrado em Geografia
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Local: Paraná (PR)
Contato: Interessados nas vagas, deverão acessar o site do processo seletivo para mais informações.

Cargo: 40 vagas destinadas aos engenheiros são distribuídas nas seguintes especialidades: Engenharia Civil (15), Engenharia Eletrônica (4), Engenharia Elétrica (7), Engenharia Cartográfica (2), Engenharia da Computação (5), Engenharia Metalúrgica (1), Engenharia Química (1) e Engenharia Mecânica (5).A seleção do concurso será composta por provas de português, redação, conhecimentos especializados, exames de saúde, avaliação psicológica e condicionamento físico. Para se inscrever, o candidato não poderá ter completado 36 anos até 31 de dezembro de 2014 e deve preencher outros pré-requisitos disponíveis no edital.
Instituição:
Aeronáutica
Local:
Em caso de aprovação, o candidato fará o Curso de Adaptação Militar no CIAAR, em Belo Horizonte, com início previsto para 3 de fevereiro de 2014 e duração de 17 semanas. Concluindo-o com aproveitamento, será nomeado Primeiro-Tenente e incluso no respectivo Quadro, sendo designado para servir em Organização Militar (OM) da localidade escolhida no ato da inscrição, respeitando a sua classificação no concurso.
Contato:
Os profissionais interessados em participar do exame de admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR) poderão se inscrever de 2 a 24 de abril de 2013. O edital e o formulário para inscrição encontram-se disponíveis no site do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica.

Cargo: Processo Seletivo Simplificado (PSS) para professores de várias disciplinas: pedagogo, tradutor e intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), auxiliar de serviços gerais, e técnico administrativo. Candidatos podem fazer até três inscrições, mas em um único município. O Processo Seletivo estará disponível para todas as cidades do Paraná.
Instituição: Governo do Estado do Paraná
Local: Paraná (PR)
Contato: As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet a partir do dia 19 até 25 de abril através do site.

Cargo: Profissionais de ensino na área de Estatística. O salário é de 8.507 reais, além dos auxílios alimentação e transporte, para uma jornada de 40 horas semanais. O contrato será de três anos, podendo ser prorrogado por mais um ano. O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira, com prova discursiva no valor de 100 pontos, vai ser aplicada no dia 9 de junho. Serão convocados para a etapa seguinte aqueles que obtiverem nota igual ou superior 60 pontos. O candidato terá quatro horas para resolver as questões. A prova didática, prevista para os dias 24 e 25 de junho, deverá ter o formato de aula, com duração máxima de 40 minutos.Os candidatos que obtiverem 60% de aproveitamento na prova didática classificam-se para a última etapa, a análise de títulos, com caráter exclusivamente classificatório. O resultado final sai em 2 de julho. Para concorrer, é preciso ter curso superior em qualquer área e pós-graduação (mestrado ou doutorado) em Estatística ou área correlata
Instituição: Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), uma Instituição Federal de Ensino Superior que faz parte do IBGE
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: O edital, que inclui todas as informações sobre o processo seletivo, incluindo conteúdo programático e bibliografia, encontra-se em disponível neste link.

Cargo: Uma vaga para Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Geografia, área de Geomorfologia/Hidrografia.
Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados deverão efetuar a inscrição até o dia 30 de abril de 2013. O edital já está disponível e pode ser acessado aqui.

Cargo: Concurso com 3 vagas para docente Engenheiro Cartógrafo ou Agrimensor.
Instituição:
Unipampa (RS)
Local: Rio Grande do Sul (RS)
Contato: Interessados deverão efetuar as inscrições de 10 a 28 de abril. O edital do concurso já está disponível e pode ser acessado aqui.

Cargo: Concurso para professor nas áreas de Administração, Cartografia, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Geodésia, Engenharia Química/Processos Químicos, Bioquímicos e Ambientais, Físico-Química, Literaturas de Língua Portuguesa, Química/Alimentos. Conforme o edital “Concurso público de provas e títulos para o provimento de cargo da carreira do magistério superior, na categoria funcional de professor do magistério superior – classe auxiliar”. O edital pode ser acessado aqui.
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Local: Pato Branco (PR)
Contato: Interessados deverão efetuar a inscrição através do site, até o dia 21 de abril de 2013.

Cargo: Inscrições abertas para dois editais. São ofertadas vagas de nível técnico e superior para contratação imediata e para formação de cadastro de reserva. As vagas são para Curitiba e diversas cidades do Paraná. Pelo Edital 002/2013 estão previstas 31 vagas e formação de cadastro de reserva para técnico ambiental, técnico de agrimensura, técnico de contabilidade, técnico de instrumentação, técnico de segurança do trabalho, técnico eletrônico, técnico em edificações, técnico em eletromecânica, técnico em eletrotécnica, técnico em mecatrônica, técnico em transações imobiliárias, técnico mecânico e técnico químico. Além das vagas para técnico, também estão previstas 18 vagas e formação de cadastro de reserva para profissionais de nível superior: administrador, advogado, arquiteto urbanista, biólogo, bioquímico, contador, economista, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro cartográfico, engenheiro civil, engenheiro de controle e automação, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro eletricista, engenheiro florestal, engenheiro mecânico, engenheiro químico, engenheiro sanitarista, geólogo, geógrafo, médico do trabalho e químico. Já o Edital 003/2013 destina-se à formação de cadastro de reserva para diversas cidades do Paraná, nas especialidades de técnico em informática e técnico em telecomunicações. Na especialidade profissional de nível superior, para analista de informática, a formação de cadastro de reserva objetiva atender Curitiba em diversas áreas de conhecimento.
Instituição: Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)
Local: Estado do Paraná
Contato: As inscrições já começaram e vão até o dia 2 de maio. Os editais estarão disponíveis no site da Cops UEL, organizagora do concurso,  onde deve ser feita a inscrição.

Cargos: 422 vagas de reposição de pessoal e 314 vagas para substituição de terceirizados, dentre elas 2 são para Engenheiros Agrônomos e 3 para Geógrafos. A responsabilidade pela realização destes concursos caberá ao Ministério da Agricultura, que deverá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos. O provimento de cargos, no entanto, dependerá de prévia autorização do Ministério do Planejamento e Gestão.
Instituição: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Contato: O prazo para a publicação dos editais de abertura dos concursos públicos é de até seis meses.

Cargos: Pesquisador/Assistente de Pesquisa nas áreas de Geointeligência. Também estão disponíveis vagas nas áreas de Aerodinâmica, Aerodinâmica e Combustão, Laser/Fotônica, Propulsão Hipersônica e Sistemas Térmicos; Tecnologista Pleno para áreas de Aeronáutica, Computação, Elétrica/Eletrônica, Ensaios não Destrutivos, Física de Plasmas, Gerência de Projetos, Mecânica, Meteorologia, Normalização Técnica, Qualidade, Qualidade e Metrologia, Química e Proteção Radiológica; Tecnologista Júnior nas áreas de Aeronáutica, Elétrica/Eletrônica, Eletrônica, Engenharia Civil, Engenharia de Telecomunicações, Materiais, Mecânica, Mecatrônica, Meteorologia, Qualidade e Química; e Analista em C&T Júnior para atuação nas áreas de Administração, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Fonoaudiólogia, Nutrição, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.
Instituição: Aeronáutica
Local: Natal (RN), São José dos Campos (SP) e São Luis (MA)
Contato: As inscrições poderão ser realizadas após as 10h00 horas do dia 18 de março até as 16h horas do dia 23 de abril (horário oficial de Brasília) exclusivamente pela internet, através do site: http://www.vunesp.com.br/

Cargo: Concurso público com 114 vagas de níveis fundamental, médio e superior. Ensino Médio: Técnico em Tecnologia da Informação; Topógrafo; etc.. Ensino Superior: Analista em Geoprocessamento, Geógrafo, etc..
Instituição: Prefeitura de Embu das Artes (SP)
Local: Embu das Artes (SP)
Contato: Interessados deverão se inscrever pelo site www.zambini.org.br, no período entre às 10h do dia 25 de março até às 20h do dia 25 de abril.

Oportunidades

Licitação: Contratação de empresa para prestar serviços de desenvolvimento de sistemas de informacoes geográficas em ambiente web SIGWEB e com competência técnica reconhecida para capacitar a equipe do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural – INCID. O Edital poderá ser obtido ou consultado na Central Permanente de Licitação, em dias úteis, de segunda a quinta, das 13 às 18h, e sexta-feira, das 8 às 13h. A licitação ocorrerá em 24 de abril de 2013, às 15h30, na Prefeitura Municipal de São Luís – Central Permanente de Licitação, na Rua da Andirobas, nº26, 2º andar, Renascença I, São Luís (MA).
Instituição: Prefeitura de São Luís
Local: São Luís (MA)
Contato: Caso deseje mais informações sobre o edital, envie email para igd@geodireito.com com as referências acima

Licitação: O Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico, contrata empresa para georreferenciar poligonais de tombamento e entorno de conjuntos urbanos. A empresa deverá elaborar poligonais de proteção e mapas georreferenciados e memoriais descritivos das poligonais de tombamento e entorno de conjuntos urbanos tombados em sua maioria localizados nos distritos-sede. A licitação ocorrerá em 23 de abril de 2013, às 8h, na SEP SUL Eq. 713/913 – Lote D, Brasília (DF).
Instituição: Ministério da Cultura
Local: Brasília (DF)
Contato: Caso deseje mais informações sobre o edital, envie email para igd@geodireito.com com as referências acima


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.