GeodésiaNesta segunda-feira, 22 de abril, foi lançado o primeiro curso de graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Amazônia e também de toda região norte do Brasil. Para celebrar o lançamento, um workshop e aula inaugural foram realizados.

O curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) é o primeiro e único da área na região norte do país. Objetiva formar profissionais para suprir as necessidades de informações cartográficas e georreferenciadas na Amazônia e no Brasil, para aplicações e estudos do meio físico, ordenamento e gestão territorial através de conhecimentos sólidos em engenharia e geotecnologias.

Segundo informações da UFRA, a graduação oferecerá aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades para atividades de levantamentos topográficos, cartográficos, batimétricos, geodésicos, aerofotogramétricos, hidrográficos, e monitoramento territorial e ambiental por satélites e trabalhos
de campo.

Ainda, locação de prédios, loteamentos, sistemas de saneamento, irrigação e drenagem; traçados de cidades, estradas, túneis, barragens, redes de água e esgoto ou de energia; elaboração de cartas geográficas e documentos cartográficos; levantamentos através de imageamento terrestre, aéreo e orbital; aplicação da agrimensura legal; implantação do cadastro técnico multifinalitário.

A graduação da UFRA oferecerá 50 vagas anuais, no período diurno, em regime presencial. O acesso ao curso se dá na forma de vestibular, Enem e SISU. Para mais informações, acesse a página do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da UFRA.

Encontro Nacional de Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos

Para debater sobre a formação do novo profissional de geomática, será realizado em São Paulo (SP) o 1º Encontro Nacional de Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos e 10º Enecart. Na ocasião, universidades e associações do setor vão debater temas ligados à formação e atribuições destes profissionais que atuam com equipes multidisciplinares na concepção, acompanhamento, implantação, uso e atualização das informações geoespaciais.

O evento será realizado paralelamente ao MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais. A programação do Encontro vem sendo formatada com auxílio da comunidade geoespacial, através de redes sociais. Acesse a página do evento e saiba como participar!