A Empresa Brasileira de Treinamento e Simulação (EBTS) lançou o primeiro simulador de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) desenvolvido no Brasil.  A novidade foi apresentada na Feira Internacional de Defesa e Segurança – LAAD Defence & Security 2013 – realizada em abril no Rio de Janeiro, juntamente com outros simuladores voltados para as áreas de defesa e segurança.

O SEV Fm – Simulador EBTS de VANT Full Mission foi produzido em conformidade com os mais rígidos padrões internacionais, e replica todas as características de voo, operação e navegação dos VANTs da familia Hermes. Paralelo a isso, novos VANTs podem ser criados e incorporados ao simulador, característica que torna o SEV Fm um multi-equipamento, dotando-o de escalabilidade e flexibilidade ímpar no mercado de simuladores.

A alta fidelidade dos cenários baseada na realidade virtual é explorada ao seu limite no sistema. O operador de VANT trainee controla a câmera, enquanto o VANT voa sobre a paisagem. O trainee é apresentado com imagens semelhantes às de um operador de VANT reais e idênticas às encontradas durante uma missão real.

A alta fidelidade do SEV Fm resulta em um produto integrado, que combina uma estação de operador de um veículo com um ambiente sintético para suporte à formação e operações com uso de VANTs.

A estação de controle terrestre (GCS) é utilizada para simulação de um veículo aéreo em um espaço de missão sintético, propiciando aos operadores (piloto do veículo e operador de carga útil da missão) uma interface consistente. A natureza multi-purpose do Simulador SEV Fm lhe permite ser usado durante todo o ciclo de vida de um VANT – da análise operacional e definição de plataforma até aquisição e condução da missão.

Características

Normalmente, as fases do ciclo de vida são as seguintes: Análise das necessidades e definição; Design interativo; Aquisição; Treinamento; Operações. O Simulador é pré-configurado para o VANT Elbit Hermes 450 mas, segundo a EBTS, outros modelos podem ser implementados sob demanda. Portanto, o SEV Fm pode ser reconfigurado para outros modelos de VANTs em conformidade com as especificações do fabricante.

Segundo a EBTS, as principais aplicações são: treinamento de operadores; treinamento de operadores de sensores/Payload; treinamento de comandantes de missões; treinamento de operadores ISR; interpretação visual e análise de dados de inteligência; e integração com geradores de cenários e outros ambientes sintéticos.

Empresa lança o primeiro simulador de VANTs do Brasil_2

Fonte: EBTS


Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados.

Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado. Para conferir de perto as novidades do mercado e as novas tecnologias, bem como conhecer aplicações e resultados e como está a regulamentação do setor,  participe do Seminário VANTs, que será realizado em São Paulo (SP) durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica, de 18 a 20 de junho de 2013.

O evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 também tem em sua programação o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança, apresentando um panorama da inteligência geográfica aplicada à Gestão de Segurança e Defesa de um país, estado ou cidade. A utilização de dados geospaciais permite mostrar o histórico de eventos e a montagem de cenários futuros.

Saiba mais sobre o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança e veja a grade completa do evento.