Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) irão fazer no futuro a inspeção de linhas de transmissão de energia, um trabalho que vai baratear os gastos com o serviço e quem sabe gerar até um repasse da economia para a conta de luz do consumidor. Esse é o objetivo de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) para viabilizar as aeronaves, pequenos helicópteros e aviões estudados em uma parceria entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro de Estudos Avançados do Recife (Cesar).

Smart GridOrçado em 5 milhões de reais, o projeto vai bancar a construção, a compra da tecnologia e o desenvolvimento da pesquisa. “Num primeiro momento, utilizamos algumas soluções disponíveis no mercado internacional para fazer o protótipo. Agora será desenvolvida uma tecnologia nacional”, explica o  José Felipe Wavrick, engenheiro da Chesf.

As aeronaves vão filmar o estado das linhas de transmissão e mandar as informações para a central de informações da estatal, explica o engenheiro de sistemas do Cesar, Henrique Foresti, que acompanha o projeto. Hoje a inspeção das linhas é feita com equipes em terra e quatro helicópteros. Cada voo do helicóptero, com dois pilotos, custa em média 3 mil reais. Com a aeronave não tripulada, o voo custará algo em torno de 300 reais.

A Chesf gasta, em média, 50 milhões de reais por ano em P&D. “Esses recursos fazem a empresa desenvolver novas tecnologias pensando no futuro”, diz o presidente da estatal, João Bosco de Almeida. A empresa também vai usar os recursos do fundo para instalar duas plantas experimentais para gerar energia a partir de lixo doméstico e o calor do sol.

Fonte: DefesaNet


Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados.

Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado. Para conferir de perto as novidades do mercado e as novas tecnologias, bem como conhecer aplicações e resultados e como está a regulamentação do setor,  participe do Seminário VANTs, que será realizado em São Paulo (SP) durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica, de 18 a 20 de junho de 2013.