A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) por seu aniversário de 40 anos. Na sessão solene, realizada dia 6 de maio, às 20 horas, foram destacadas a história e as contribuições da Embrapa para tornar o Brasil um dos líderes mundiais em tecnologia para a agricultura tropical. A iniciativa é do deputado estadual Itamar Borges (PMDB). O evento contou com a presença do diretor-presidente da Embrapa, Maurício Lopes.

Embrapa recebe homenagem por seus 40 anosEm São Paulo, a Embrapa foi representada por seis Unidades de pesquisa e de serviços e um Escritório de Negócios, nos municípios de Campinas, Jaguariúna e São Carlos. Ao todo, são 615 empregados, dentre os quais 206 pesquisadores e centenas de colaboradores, entre estagiários e bolsistas, atuando nas Unidades Gestão Territorial, Informática Agropecuária, Instrumentação, Meio Ambiente, Monitoramento por Satélite e Pecuária Sudeste.

Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embrapa foi criada em 26 de abril de 1973 com a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira, sendo importante instrumento na reformulação da pesquisa agropecuária.

Nesse período, o País deixou uma situação de insegurança alimentar e passou a ser um dos principais produtores de alimentos do mundo, provocando uma queda de 50% no valor da cesta básica, entre 1975 e 2011. Essa revolução no campo é fruto do trabalho conjunto com instituições estaduais de pesquisa e extensão, universidades e setor produtivo, que apostaram nas tecnologias geradas pela pesquisa e ajudaram a mudar o cenário brasileiro com incremento de produção, de produtividade e impulsionando a competitividade, com sustentabilidade.

Atualmente, o Brasil é o 3º maior exportador mundial de produtos agropecuários. É também o maior exportador de café, açúcar, suco de laranja, etanol de cana-de-açúcar, frango e soja, segundo maior exportador de carne bovina e terceiro maior exportador em algodão.

Entre as conquistas recentes que beneficiam diretamente o Estado de São Paulo, está a criação pela Unicamp e a Embrapa, no final de 2012, da Unidade Mista de Pesquisa em Genômica Aplicada a Mudanças Climáticas (UMIP GenClima), que visa implantar um laboratório voltado à utilização da genômica e da biologia molecular de plantas para o desenvolvimento de tecnologias genéticas aplicadas a mudanças climáticas. Os laboratórios da UMIP GenClima serão instalados no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, em um edifício com cerca de 3.900 m². O orçamento estimado para implantação e operação da UMIP GenClima nos primeiros cinco anos será de 50 milhões de reais.

Antecipando os cenários futuros sobre mudanças climáticas e a incidência de pragas e doenças, a Embrapa mantém o experimento FACE (Free-Air Carbon Dioxide Enrichment), que é o primeiro na América Latina e o primeiro no mundo com café e faz parte do projeto “Impactos das mudanças climáticas globais sobre problemas fitossanitários – Climapest”. O projeto é multidisciplinar e conta com a participação de 134 pesquisadores de 16 Unidades da Embrapa e de 21 parceiros externos, totalizando 37 instituições. A empresa tem investido na prospecção e no uso da biodiversidade para obtenção de novas moléculas e produtos bioativos para uso na agricultura como estratégia de substituição de insumos e redução de problemas relacionados a resistência de pragas, patógenos e plantas daninhas às moléculas convencionais.

Neste ano, será inaugurado em São Carlos (SP) o Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão com infraestrutura para, num só local, pesquisar e desenvolver equipamentos, sensores, componentes mecânicos e eletrônica embarcada. Um campo experimental de cinco hectares em torno do Laboratório estará dotado com pista de teste de desempenho de tratores, implementos e de veículo aéreo não tripulado (VANT).

No âmbito da transferência de tecnologia voltada à educação, os 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas vão ganhar em 2013 um Atlas Ambiental Escolar (GeoAtlas). O material paradidático foi elaborado por meio de metodologia participativa, envolvendo pesquisadores e professores da rede municipal de Campinas. O Atlas busca introduzir a agropecuária no contexto escolar, com informações sobre as atividades agropecuárias da região e suas relações com o meio ambiente, a economia e a sociedade. O lançamento será no segundo semestre.

O Escritório de Campinas, da Embrapa Produtos e Mercado, lançou, no ano passado, oito novas cultivares de fruteiras da Embrapa (a banana BRS Platina, o maracujá BRS Rubi do Cerrado, os pêssegos BRS Regalo e BRS Fascínio, as uvas BRS Magna e BRS Vitória, a lima ácida BRS Passos e o cupuaçu BRS Carimbó. Na safra 2012-2013 realizou contratos de licenciamento de forrageiras para a produção de 1 milhão e 700 mil quilos de sementes em 4 mil e 600 hectares, suficientes para o plantio de 850 mil hectares de pastagens.

Estrutura

Para cumprir sua missão, a Embrapa conta, em todo o Brasil, com 9.795 empregados, sendo 2.427 pesquisadores, 81% deles com doutorado. Esse efetivo está distribuído em 15 Unidades Centrais e 47 Descentralizadas. O orçamento da Empresa em 2012 foi de 2,33 bilhões de reais. A Embrapa também coordena e integra o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), constituído pelas Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), por universidades e institutos de pesquisa de âmbito federal ou estadual e organizações, públicas e privadas, vinculadas à atividade de pesquisa agropecuária.

A antecipação de cenários é estratégica e várias atividades estão sendo empreendidas pela Embrapa nesse sentido. Uma das mais relevantes é o Sistema Agropensa, instituído em dezembro de 2012, que será o componente principal do processo de inteligência estratégica da Empresa. O Sistema será dedicado ao monitoramento e prospecção de tendências, e à produção, análise e difusão de informações qualificadas e conhecimentos estratégicos relevantes para a agropecuária brasileira, interagindo com atores e agentes internos e externos à Embrapa.

Somente em 2012, a Embrapa lançou 27 novas cultivares e licenciou 117. Foram requeridas 29 patentes, protegidas 29 cultivares e registradas outras 65. Além disso, a Empresa e seus parceiros descreveram 3.598 novos métodos científicos e 3.304 práticas agropecuárias, desenvolveram 2.454 softwares e elaboraram 3.272 mapas de monitoramento ou zoneamento. A Embrapa apresentou ainda 83 insumos agropecuários e cinco processos agroindustriais, testou 35 novas estirpes de micro-organismos, e organizou 31 bases de dados e 11 novas coleções biológicas.

No âmbito internacional, a Empresa desenvolve 49 projetos de cooperação técnica com a América Latina e Caribe, contemplando 18 países, e 51 projetos de cooperação com 9 países da África. Em termos de cooperação científica, destacam-se os Laboratórios Virtuais da Embrapa no exterior (Labex), um arranjo inovador que permite o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores da Embrapa e cientistas das principais instituições mundiais de pesquisa. Atualmente, a Empresa conta com Labex em operação nos Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Coreia e China. Ainda em 2013, entrará em operação um novo Labex, sediado no Japão.

Fonte: Embrapa  Monitoramento por Satélite


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.