Resumo da semanaO Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargos:
1) Analista em Sensoriamento Remoto. O profissional deve ter ensino superior completo em engenharia ou áreas correlatas, com especialização ou mestrado em sensoriamento remoto, preferencialmente. Necessário conhecimento consolidado e experiência comprovada em sensoriamento remoto.
2) Estágio em Sensoriamento Remoto. O profissional deve estar cursando ensino superior em engenharia ou áreas correlatas (preferencialmente 3º e 4º ano). Conhecimento e experiência comprovados em sensoriamento remoto e geoprocessamento serão considerados diferenciais.
Empresa: Santiago & Cintra
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem enviar currículo para vinicius.rissoli@sccon.com.br e marina.zacari@sccon.com.br.

Cargo: Auxiliar Técnico – Cadista. Os profissionais serão responsáveis por auxiliar no desenvolvimento de desenhos, edição de mapas cartográficos, acompanhar projetos e demais atividades relacionadas. É necessário ter conhecimento em AutoCAD, e desejável ter experiência na área.
Empresa: Topocard
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Interessados devem enviar currículo para recrutamento@topocart.com.br

Cargos:
1)Analista em Edição Cartográfica. Para concorrer a esta vaga, o candidato deve ter graduação em qualquer área correlacionada a cartografia, bem como conhecimento nos softwares AutoCad e ArcGIS. O profissional será responsável por fazer a gestão dos projetos em conjunto com o coordenador do setor; viabilizar recursos para a execução das tarefas; garantir o cumprimento dos prazos nos projetos; elaborar base cartográfica; interpretar mapas, tabelas, gráficos, quadros.
2) Assistente em Edição Cartográfica (cadista). Necessário estar cursando nível superior ou ter curso técnico completo em qualquer área correlacionada a cartografia, bem como conhecimento nos softwares AutoCad e ArcGIS. Os profissionais serão responsáveis por elaborar, revisar e corrigir plantas e ortofotocartas; preparar produtos para entrega; criar e revisar SIG.
3) Engenheiro Agrimensor (Coordenador de Campo). Para concorrer a esta vaga, o candidato deverá ter disponibilidade para realizar viagens constantes por todo país. As atividades incluem: planejar e coordenar projetos de Topografia (técnica, mão-de-obra, custos, cronograma e recursos); desenvolver as equipes tecnicamente; coordenar a confecção dos produtos finais e garantir prazo e qualidade; validar planejamento executivo da tarefa; fazer a gestão dos recursos do projeto; desenvolver e otimizar processos; pesquisar e implantar novas tecnologias; ser o responsável pela segurança no trabalho. O profissional irá coordenar equipe de campo; trabalhos executados em campo; disponibilidade para viagens. As remunerações são a combinar.
Empresa: Topocart
Local: Rio de Janeiro (RJ) e atuação nacional
Contato: Interessados devem enviar currículo para recrutamento@topocart.com.br.

Cargo: Licenciado e/ou Bacharel em Biologia, Ecologia ou afins. Para concorrer a esta vaga, interessados devem ter experiência no planejamento, execução e avaliação de projetos sociais e/ou educacionais, conhecimento dos princípios da educação ambiental e suas todologias, gestão ambiental, estratégias e alvos; experiência de ensino e de contato com crianças, jovens e adultos; capacidade de liderança; boa capacidade de comunicação; capacidade de reflexão teológica; disponibilidade para viajar e flexibilidade de horário; conhecimentos em informática – Office, gestão de sites, blogs. É desejável para a empresa, o candidato ter especialização ou mestrado em educação ambiental e
língua inglesa falada e escrita.
Empresa: A Rocha Brasil
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem enviar currículo e carta de apresentação para o email “brasil@arocha.org”, até o dia 09 de junho, com o assunto “VAGA COORDENAÇÃO EA”

Cargo: Técnico Agrícola. Para concorrer a esta vaga, o candidato é necessário ter curso técnico em agricultura, completo, equivalente ao ensino médio, disponibilidade de horário, residir ou ter facil acesso a região. conhecimento em informática, carteira nacional de habilitação categoria ab, experiência mínima de seis meses na área, conhecimento em GPS (desejável, não tem caráter eliminatório), disponibilidade para viagens constantes, residir em nova Mutum ou ter disponibilidade de mudança, demonstrar iniciativa, administrar tempo, demonstrar atenção difusa, demonstrar organização, demonstrar autocontrole, agir com objetividade, saber trabalhar em equipe.
Empresa: UNIGEO Geoprocessamento
Local: Nova Mutum (MT)
Contato: Interessados deverão enviar currículo através do site da vaga.

Cargo: Analista desenvolvedor. Para se candidatar a esta vaga, o interessado deverá ser recém formado na área de computação ou áreas afins,
ter conhecimento em desenvolvimento, com conhecimentos em Oracle 10g ou 11g para criação e manutenção de Stored Procedures, Constraints, Table Spaces e Data Files e ter familiaridade com geoprocessamento e conhecimento em espanhol é considerado diferencial.
Empresa: Sisgrath
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados deverão enviar currículo através do site da vaga.

Cargo: Engenheiro Cartógrafo/Agrimensor. Para concorrer a esta vaga, o interessado deve ter diploma em engenharia cartográfica/agrimensura, experiência em Aerolevantamento e em Linhas de Transmissão e/ou Cadastro Urbano.
Empresa: Geoid Ltda
Local: Belo Horizonte
Contato: Interessados deverão enviar currículo através do site da vaga.

Cargo: Geólogo. Para concorrer a esta vaga, interessados deverão ter 5 anos de experiência na exploração mineira. Os idiomas exigidos incluem o Francês e Português, além de ter excelente condição física, habilidades de autonomia, gestão e organizacional.
Empresa: Idealis Portugal
Local: Guiana Francesa (FRA)
Contato: Interessados deverão enviar currículo para rh@idealisportugal.com, com o assunto “GEOMINIER”. Para mais informações, acesse o site da vaga.

Cargo: Analista de Geoprocessamento. Para concorrer a esta vaga, o cadidato deverá ser Especialista com Curso Superior completo em Geografia, Engenharia Cartográfica ou Agronomia. O contratado irá pesquisar e criar metodologias com base em conhecimentos científicos publicados para aplicação nos projetos; Orientar equipe técnica para utilização de metodologias/técnicas; Verificar e padronizar dados públicos; Avaliar e identificar conformidades e inconformidades técnicas para tomada de decisão; Apoiar a área de negócios na elaboração de propostas comerciais de acordo com a capacidade técnica; Ter vivência necessária na área de Geoprocessamento e Sensoriamento remoto; Conhecimentos de Análise Ambiental; Inglês – Intermediário; Habilidades em estatística; Pacote Office avançado, principalmente Excel; GPS; Conhecimento de softwares: ArcGIS, ENVI, ERDAS, Global Mapper;
Empresa: Não informado
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Interessados deverão enviar currículo através do site da vaga.

Cargo: Três (03) vagas para Técnicos Agrimensores para atuação em campo, sendo: um técnico especialista em locação, que irá locar furos de sondagem, marcos de controle e pontos para refração sísmica; um técnico especialista em nivelamento geométrico, que irá trabalhar com nivelamento e transporte de coordenadas entre RN’s; e um técnico especialista em levantamento de campo, que irá executar levantamento planialtimétricos.
Empresa: Empresa com mais de 30 anos atuando no setor de hidrologia, hidroclimatologia e batimetria, com obras realizadas no Brasil e no exterior.
Local: Mato Grosso do Sul (MS)
Contato: Interessados devem enviar currículo até 29 de maio para agrimensor.wesley@gmail.com, informando a área que deseja atuar: locação, nivelamento ou levantamento planialtimétrico.

Cargo: Bolsista RHAE/CNPQ para atuação em projeto de P&D e rotina de empresa. O profissional será responsável pelo desenvolvimento de núcleo que analisará a viabilidade econômica de diferentes projetos agrícolas; e irá trabalhar com o sistema KPI FARM (manutenção e desenvolvimento). Necessário ter mestrado em Engenharia da Computação ou Ciência da Computação. Conhecimentos desejáveis incluem programação em Java/Javascript/Postgres/ Spring/Struts. O profissional ficará alocado na Cidade Universitária de São Paulo e, a partir de julho de 2013, em Piracicaba – ESALQ.
Instituição: Agrofficio – Geoprocessamento e Tecnologia da Informação
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem enviar currículo para luiz.faria@agrofficio.com.br.

Cargo: Orçamentista. Para concorrer a esta vaga, o candidato deve ter Ensino Superior completo em Engenharia Civil ou Técnico em Edificações, além de Ccpacidade de pesquisa e introdução de novas tecnologias e conceitos. O candidato selecionado irá atuar como orçamentista nas áreas de arquitetura, estruturas, fundações e instalações prediais. Elaborar orçamentos, planejamento de obras, cotações, montagem de composições e insumos, curvas ABC, memórias de cálculo, memoriais descritivos e levantamento de quantitativos. É desejável para a empresa que o interessado tenha experiência no mínimo de 5 anos nas atividades descritas.
Empresa: Não informada
Local: Brasília (DF)
Contato: Interessados deverão enviar currículo para redacao@mundogeo.com (os currículos serão encaminhados à empresa contratante).

Cargos: Oportunidades para Analistas e Especialista em Geoprocessamento, formação em Geografia, Engenharia Florestal, Agronomia ou Cartografia, com experiência e conhecimento em softwares, principalmente o ArcGIS.
Empresa: AgroTools
Local: Vários
Contato: www3.catho.com.br/empregos/agrotools/oportunidades

Cargo: Analista Ambiental. Dentre as atividades previstas para a posição, estão: apoiar a criação de requisitos para implementação de projetos de sistemas computacionais voltados a temática ambiental; desenvolver planos de trabalhos para novos projetos técnicos e de P&D; apoiar no acompanhamento da execução de desenvolvimento de sistemas computacionais voltados a temática água, energia e meio ambiente; apoiar a criação de material cartográfico para compor parte de projetos; pesquisar novas ferramentas e tecnologias voltados ao tema geoprocessamento; avaliar a eficiência de tecnologias de geoprocessamento; realizar a produção de informação espacial e cartográfica no Centro Internacional de Hidroinformática; analisar a viabilidade técnica e financeira de implantação de novos projetos técnicos e de P&D. Os requisitos desta vaga são: graduação completa em Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Engenharia Cartográfica e/ou Agrimensura, Geografia, Tecnologia Ambiental ou Ciências Biológicas; carteira de habilitação B; disponibilidade para viagens; desejável especialização em: Gestão de Bacias Hidrográficas e/ou Recursos Hídricos, Energias Renováveis, Gestão Territorial e Geoprocessamento; conhecimento em idiomas: espanhol e inglês; desejável experiência nos software de geoprocessamento gvSIG, QuantumGIS, OpenJump ou ArcGIS; conhecimentos em informática a nível usuário em planilhas eletrônicas, gerenciador de textos e apresentações e internet; desejável conhecimento nas áreas de: Energias Renováveis, Gestão de Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos, Educação Ambiental, Monitoramento da Qualidade da Água, Gestão Territorial, Cadastro Técnico Multifinalitário, Sensoriamento Remoto, equipamentos e softwares de geoprocessamento; desejável conhecimento em gerenciamento de projetos.Habilidades exigidas incluem: organização; capacidade de negociação; boa comunicação oral e escrita; criatividade; capacidade de liderança; capacidade de assumir riscos; fidelidade aos compromissos assumidos; capacidade de atuar em equipes multidisciplinares; dinamismo; atitudes: iniciativa, disciplina, persistência, buscar soluções para problemas diversos, tolerância, postura positiva (pró-ativa), postura profissional e ética, confiança, versatilidade, flexibilidade, autocontrole emocional, comprometimento, busca do aperfeiçoamento contínuo. A carga horária será de 44 horas semanais. A posição conta com benefícios como vale-alimentação e transporte; plano odontológico empresarial; plano de saúde empresarial; vale-transporte; e seguro de vida empresarial.
Instituição: Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI-BR)
Local: Foz do Iguaçu (PR)
Contato: As etapas do processo seletivo incluem: análise curricular; prova de conhecimento; avaliação psicológica; e entrevista empresarial. O currículo deverá vir nomeado com o nome completo do candidato, com dados tradicionais, número do RG, número do processo seletivo e qual a vaga que deseja concorrer. Interessados devem enviar currículo para curriculo@pti.org.br. Veja também esta vaga no site do Parque Tecnológico de Itaipu.

Cargo: Técnico de Viticultura. Para concorrer a esta vaga o candidato deve ter formação superior em agronomia, experiência e forte aptidão para a Investigação e Desenvolvimento, domínio do Office (Excel, com nível avançado), conhecimentos de SIG (Sistemas de Informação Geográfica), boa capacidade de planeamento e organização, dinamismo, responsabilidade e espírito de equipe, fluente em Inglês e Português,  carta de habilitação, residência ou disponibilidade para residir na região de Douro.
Empresa: Symington
Local: Moçambique
Contato: Os interessados deverão enviar sua candidatura, acompanhada do currículo, através do site da vaga.

Cargo: Coordenador de projetos editoriais. Para concorrer a esta vaga, é necessário ter nível superior em Geografia. A função do contratado, é a coordenação de projetos editoriais e a gestão dos recursos afetos, no âmbito da disciplina de Geografia.
Empresa: Grupo Porto Editora
Local: Moçambique
Contato: Os interessados deverão enviar sua candidatura, acompanhada do currículo, através do site da vaga.

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Reaberta as inscrições para Analista Administrativo. Segundo consta o edital, podem participar profissionais com idade mínima de 18 anos com formação em curso de graduação de nível superior e que tenham disponibilidade para jornadas semanais de 40h.
Instituição: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
Locais: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins
Contato: A taxa de participação será de R$ 85,00 e os interessados deverão preencher formulário até às 23h59min do dia 3 de junho de 2013, através do endereço eletrônico.

Cargo:545 vagas para nível fundamental completo e incompleto, médio/técnico e superior. As vagas de nível superior, são para engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, entre outras. Há vagas também de nível médio/técnico para topógrafos.
Instituição: Prefeitura Municipal de Janaúba (MG)
Local: Janaúba (MG)
Contato: As inscrições devem ser realizadas de 20 de maio a 10 de junho através do site.

Cargos:
1) 29 vagas de nível médio para a função de Agente Administrativo;
2) 35 vagas para Analista Técnico Administrativo para profissionais graduados em qualquer área do conhecimento. Também há vagas para contador, economista, engenheiro-agrônomo, engenheiro ferroviário, engenheiro de produção, engenheiro civil e estatístico.
Instituição: Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco)
Local: Brasília (DF)
Contato: Os interessados devem se inscrever online no site da Funcab , de 15 de maio a 16 de junho. Segundo a organizadora, todos os participantes farão prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, nos municípios de Águas Claras, Ceilândia, Gama, Plano Piloto, Sobradinho e Taguatinga, no Distrito Federal. A data prevista para aplicação das provas é 30 de junho. Clique aqui para acessar o edital completo.

Cargo: Biólogo, Engenheiro Ambiental e Geólogo, além de outras 382 vagas de nível fundamental a superior.
Instituição: Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso)
Local: Sergipe. As vagas são para os núcleos de Aracaju, Propriá, Neópolis, Nossa Senhora das Dores, Itabaiana, Maruim, Nossa Senhora da Glória, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Nossa Senhora de Lourdes, Porto da Folha, Lagarto, Salgado, Tobias Barreto e Umbaúba.
Contato: O período para a realização de inscrição será até as 23h59 min do dia 04 de junho, através do site. Para mais informações sobre o concurso, o edital completo pode ser acessado  aqui.

Cargo: Geógrafo, Técnico em Topografia, Engenheiro Químico, além de outras vagas de nível fundamental, médio/técnico e superior.
Instituição: Prefeitura Municipal de Pinhais (PR)
Local: Pinhais (PR)
Contato: As inscrições vão até o dia 14 de junho, através do site http://www.fafipa.org/concurso/. Para acessar o edital completo, clique aqui.

Cargo: Geógrafo, Biólogo e Agente Ambiental, além de outras 794 vagas para candidatos de níveis fundamental médio e superior.
Instituição: Prefeitura de Eusébio (CE)
Local: Prefeitura de Eusébio (CE)
Contato: As inscrições devem ser feitas através do site até 3 de junho, em dias úteis, das 8h às 12h e 13h às 17h. Além do site, as inscrições podem ser realizadas na sede do Mercado Central de Eusébio, na Avenida Eusébio de Queiroz, no Centro da cidade, das 8h às 17h.

Cargo: Duas vagas (02) para Graduado em Engenharia Civil ou Agrimensura ou Cartográfica, com Mestrado em Ciências Geodésicas ou Cartográficas, ou Informações Espaciais ou Mensuração.
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Local: Campi de Uberlândia e Monte
Contato: As inscrições serão feitas na secretaria da Faculdade de Engenharia Civil, localizada no Bloco Y, no período de 20 de maio a 03 de junho, no horário das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h, em dias úteis. Para mais informações, acesse o edital completo.

Cargo: 51 cargos de Analista em Tecnologia da Informação. Para participar do concurso público o candidato deverá ter diploma, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, de conclusão de curso de graduação de nível superior. Entre as atribuições do cargo estão: planejamento, supervisão, coordenação e controle dos recursos de tecnologia da informação relativos ao funcionamento da administração pública federal, bem como executar análises para o desenvolvimento, implantação e suporte a sistemas de informação e soluções tecnológicas específicas; especificar e apoiar a formulação e acompanhamento das políticas de planejamento relativas aos recursos de tecnologia da informação; especificar, supervisionar e acompanhar as atividades de desenvolvimento, manutenção, integração e monitoramento do desempenho dos aplicativos de tecnologia da informação; gerenciar a disseminação, integração e controle de qualidade dos dados; etc. O Concurso Público será executado pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio). A remuneração inicial será de até 7.340,62 reais.
Instituição: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG)
Local: Brasília (DF)
Contato: As inscrições serão realizadas via internet, através do site da Funrio, de 13 de maio até 7 de junho. Para mais informações, acesse o Edital do concurso.

Cargos:
1) Professor efetivo magistério superior em Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geotecnologias e Geoprocessamento;
2) Professor efetivo magistério superior em Biogeografia, Climatologia, Pedologia e Recursos Hídricos.
Instituição: Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Local: Roraima (RR)
Contato: Interessados deverão efetuar a inscrição do dia 29 de abril a 31 de maio em dias úteis na Diretoria de Administração de Recursos Humanos/DARH da Universidade Federal de Roraima, Prédio da Reitoria, sala da DARH. O edital já está disponível e pode ser acessado aqui.

Estágio

Cargo: Estagiário em geoprocessamento. O estagiário atuará na área técnica, realizará atividades de pesquisa de dados espaciais, elaboração de mapas temáticos, preparação de bases de dados e planilhas, gráficos e apresentações em Impress ou PowerPoint. Qualificações necessárias para esta vaga incluem bons conhecimentos em Excel, boa comunicação oral e escrita, perfil analítico, ser pró-ativo e estar cursando pelo menos o 5º período do nível superior em geografia, ciências da computação, engenharias, agrimensura ou ciências agrárias. O candidato também deve possuir conhecimento básico em GIS (gvSIG, QuantumGIS, ArcGIS ou PostGIS).
Empresa: Instituto CNA
Local: Brasília (DF)
Contato: Interessados deverão enviar currículo até o dia 31 de maio para cna.srh@cna.org.br e informar “Seleção de estagiário em geoprocessamento” no assunto.

Oportunidades

Licitação: Autorizado o início imediato de trabalhos de medição e demarcação topográfica para 17 assentamentos incluídos no Plano Brasil Sem Miséria (PBSM). O trabalho – que tem custo de R$ 227,1 mil – será realizado em 702 parcelas, somando 27 mil hectares.
Instituição: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
Local: Goiás (GO)
Contato: Interessados deverão acessar o site http://www.comprasnet.gov.br/ para mais informações.

Bolsa: Bolsista na área de recursos hídricos no Semiárido brasileiro, com foco em reúso de águas residuárias e conhecimento em técnicas de geoprocessamento. O candidato deve possuir formação em engenharia agrícola, civil, ambiental ou recursos hídricos, acrescido de título de pós-graduação com no mínimo mestrado na área objeto do programa. O valor da bolsa oferecida pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) pode ser de até 4 mil reais, de acordo com a experiência do profissional em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação.
Instituição: Instituto Nacional do Semiárido (Insa)
Local: Campina Grande (PB)
Contato: A seleção se dará por análise de currículo e do histórico acadêmico e por entrevista direta, que poderá ser feita via telefone, web (via skype) ou presencialmente. Os interessados deverão enviar currículo em PDF e cópia do histórico da graduação e da pós-graduação para apreciação, remetendo-os ao e-mail do Dr. Salomão de Sousa Medeiros, salomao@insa.gov.br. Para mais informações e sobre como concorrer, acesse o edital.


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.