No início de março foram divulgados os vencedores do Prêmio TI & Governo 2012, concurso nacional que objetiva distinguir as melhores iniciativas de governo eletrônico no Brasil, abrangendo instituições federais, estaduais e municipais. O Visualizador da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Vinde), desenvolvido pela Diretoria de Informática do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi contemplado com esse prêmio.

O Vinde é mais uma ferramenta da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), visando facilitar o acesso às informações geoespaciais nacionais. Os visualizadores de mapas fazem parte do acervo de Geoserviços da Inde, e têm como objetivo agregar dados geoespaciais (mapas, ortofotos, redes, etc.), que podem ter diferentes formatos e estar localizados em servidores pertencentes a diferentes organizações e instituições.

Os visualizadores possibilitam a criação de mapas e a execução de diferentes funções, como por exemplo a visualização e navegação, consultas básicas, medição de distâncias e superfícies. Dentre os visualizadores da Inde estão: Interface i3Geo; Mapas Interativos e o Vinde.

O projeto Vinde permite às instituições produtoras de dados georreferenciados disponibilizá-los na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde).

Prêmio TI & Governo

O objetivo do Prêmio TI & Governo, da Plano Editorial, é divulgar as melhores iniciativas de governo eletrônico no Brasil. Uma comissão julgadora formada por profissionais do mercado e jornalistas especializados premia a cada ano os projetos pelos quais uma instituição de governo melhorou os serviços prestados à população.

+Info
www.visualizador.inde.gov.br