Durante a 44ª Reunião do Conselho Diretor do Instituto Panamericano de Geografia e Estatística (IPGH), realizada em Buenos Aires em novembro de 2012, foi assinado um documento entre alguns institutos e órgãos, com o propósito de fortalecer, harmonizar e acelerar de forma coordenada e efetiva o desenvolvimento das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) nas Américas. Recentemente, o documento chegou em sua versão final, e foi disponibilizado em vários idiomas.

Durante todo o ano de 2012, líderes do IPGH, do Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (Sirgas), do Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas (CP-Idea) e da Rede Geoespacial da América Latina e Caribe (GeoSUR) trabalharam coletivamente para elaborar o documento institulado “Plano de Ação Conjunto 2013-2015 para acelerar o desenvolvimento da Infraestrutura de Dados Espaciais das Américas”, o qual foi apresentado à comunidade panamericana durante a Reunião em Buenos Aires.

O Plano de Ação Conjunto 2013-2015 tem o objetivo essencial de harmonizar os esforços e os planos de trabalho, propiciar a sua especialização, evitar duplicações e preparar as instituições de avanços tecnológicos e inovações da área geográfica. O documento se encontra no site do IPGH, em vários idiomas. Consulte a versão oficial do documento disponível também em inglês e espanhol, e ainda um vídeo sobre a reunião do IPGH.

IDE#Connect
Da esquerda para a direita: Eric van Praag, Coordenador do Programa GeoSUR; Valeria Araujo, Secretária Executiva do CP-Idea; Claudio Brunini, presidente do Sirgas; e Santiago Borrero, Secretário Geral do IPGH

+Info
www.ipgh.org